por Luan Paz
Você já deve ter visto uma planta assim em algum lugar, geralmente é a Mimosa pudica que ao tocarmos suas folhas elas imediatamente reagem e se fecham, mas por que isso acontece? Se, assim como eu, você sempre teve essa curiosidade e quis saber que planta é essa, então se prepara que eu vou te explicar.
LEIA TAMBÉM
Primeiro vamos falar sobre a Mimosa pudica, ou dormideira, um pequeno arbusto que pode atingir até 70 cm de altura, nativo das Américas, é uma planta sensitiva e não carnívora, da mesma família do feijão e da soja, a Fabaceae. As folhas e caules são verdes, e suas flores possuem coloração lilás, produzidas principalmente no verão e no outono, entre março e agosto.
O mecanismo de fechamento das folhas da dormideira é acionado por sinais elétricos que são disparados quando a planta é tocada. Esses sinais, ao chegar à região do pulvino, base da folha que se prende ao galho, estimulam as células a liberarem água, causando o murchamento das folhas e, consequentemente, seu fechamento. Para reabrir as folhas, a planta bombeia água de volta para essas células, fazendo com que elas inchem novamente e as folhas retornem à sua posição original. É importante destacar que, ao contrário dos animais, as dormideiras não possuem músculos para realizar esse movimento; em vez disso, é o movimento da água dentro das células que as faz se retrair e se expandir.
Ficou curioso e quer ter uma dormideira em casa, então segue as dicas de cultivo para manter a sua sempre bonita e vistosa. Seu plantio é feito com terra comum e drenante, onde serão cavados pequenos buracos, de no máximo 5 mm de profundidade, sempre mantendo a terra úmida, até germinarem. A iluminação ideal deve ser em sol pleno na maior parte do dia ou com sombra parcial se a sua região for muito quente. Quanto à irrigação, ela necessita de uma demanda média de água, com regas regulares, de duas a três vezes por semana, para saber o momento certo, basta fazer o teste do palito ou do dedo.
+Lidas