População de União dos Palmares sofre sem atendimento médico

Publicado em 30/03/2016, às 06h40

Por Redação

O único hospital que atende moradores do município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, está em situação delicada. Usuários denunciaram nessa terça-feira que não há atendimento disponível para quem precisa de serviços simples.

O São Vicente de Paulo, que é filantrópico mas também recebe recursos públicos, deveria atender casos de urgência e emergência, mas não tem suprido sequer atendimentos básicos, principalmente aos sábados e domingos. No último fim de semana, um homem com sintomas de hipoglicemia morreu sem receber os primeiros socorros.

Familiares de José Adilson, de 45 anos, ainda o levaram para o posto de atendimento da cidade vizinha, Murici, mas ele não resistiu. "Pedimos um exame de glicose no São Vicente e nos informaram que não havia nem sequer agulhas no local. Quando chegamos em Murici, a glicose dele estava em 40 [menos da metade do ideal], e mesmo depois de ser medicado, o perdemos", lamentou o tio da vítima, José Tavares.

Procurada pela reportagem da TV Pajuçara, a representante do hospital, Bárbara Costa, justificou que a unidade não recebe recursos suficientes para suprir a demanda e ainda precisa arcar com atendimentos diversos, em vez de urgências. "Os postos de atenção básica de União não funcionam, então atendemos casos como dor de dente, quando deveríamos apenas atender os casos mais graves", justificou.

A Câmara de Vereadores da cidade decidiu intervir e, para conhecer a real situação do hospital, solicitou documentos que comprovem o balanço financeiro da casa de saúde. "Precisamos saber o que está acontecendo para tentar contornar essa grave situação", comentou o vereador Paulo Cavalcante.

Veja a reportagem completa da TV Pajuçara:

Gostou? Compartilhe