Polícia orienta beneficiários do Bolsa Família após dinheiro "sumir" das contas

Publicado em 23/08/2024, às 12h58
Vítimas estiveram na Central de Flagrantes para registrar boletins de ocorrência | Foto: Hélio Góes/Pajuçara FM
Vítimas estiveram na Central de Flagrantes para registrar boletins de ocorrência | Foto: Hélio Góes/Pajuçara FM

Por Eberth Lins

Beneficiários do programa Bolsa Família denunciaram terem sido vítimas de um golpe por meio do aplicativo Caixa Tem. De acordo com eles, os valores referentes ao benefício sumiram da conta. Há relatos de transferências indevidas de até R$ 700 e ao menos 60 pessoas procuraram a Central de Flagrantes de Maceió para registrar boletins de ocorrência.

O delegado Sidney Tenório, titular da Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos, disse que todos os boletins foram devidamente encaminhados e orientou as vítimas sobre como proceder diante da situação. "A primeira coisa: se identificar outro nome na hora da transferência, aborta a operação. As vítimas devem procurar a uma delegacia ou fazer o boletim pela Delegacia Virtual que é fácil, e também ir à Caixa Econômica para relatar o que está acontecendo", explicou o delegado.

Se comprovado que houve crime contra a Caixa Econômica Federal (CEF), a exemplo de uma invasão no aplicativo caixa Tem, os casos devem ser investigados pela Polícia Federal. Mas se somente os usuários tiverem sido vítimas, a investigação deve acontecer na esfera da Polícia Civil.

"Se a Caixa entender que o caso é da Polícia Civil, ela vai pedir que as vítimas procurem os distritos policiais", pontuou o delegado Sidney Tenório.

As vítimas são usuárias da conta digital Caixa Tem e disseram ter constatado que o valor do benefício foi surrupiado durante a madrugada. "Recebi o auxílio e quando abri o aplicativo para fazer a transferência e pegar o dinheiro na boca do caixa já não tinha mais dinheiro. Olhei às 5h44 da manhã e só tinha 12 reais, levaram R$ 698,19", contou uma vítima identificada como Ana Clara.

O TNH1 entrou em contato com a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo aplicativo de contas digitais Caixa Tem, que informou estar acompanhando o caso. A reportagem questionou se há alguma orientação para as vítimas. Em resposta, o banco informou que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação.As contestações são analisadas, de forma individualizada e considerando os detalhes de cada caso e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido ao cliente.

A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes e as informações de suspeitas de fraudes e golpes são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação. O banco ressalta ainda que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. 

Confira algumas orientações: 

✅ A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar. 

✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.

✅ O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.

✅ Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”. 

✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário. 

✅ Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

✅ A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

✅ Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Senhas bancárias não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores.

✅ A CAIXA não realiza ligações telefônicas solicitando a instalação de aplicativos e orienta seus clientes que não insiram usuário ou senha de acesso em sites e aplicativos que não sejam desenvolvidos pela CAIXA. É importante observar que todos os aplicativos da CAIXA disponíveis nas lojas do sistema Android, iOS e Windows Phone possuem como desenvolvedor a Caixa Econômica Federal.  Mais informações e orientações de segurança estão disponíveis no portal www.caixa.gov.br/seguranca.  

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