Polícia

Polícia Federal prende Gilberto Gonçalves, prefeito afastado de Rio Largo

TNH1 com TV Pajuçara | 22/08/22 - 07h25
Reprodução/Instagram

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta segunda-feira, 22, o prefeito afastado de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, suspeito de desvio de recursos federais e de lavagem de dinheiro. A informação foi confirmada à TV Pajuçara pelo advogado do gestor nas primeiras horas desta manhã. O prefeito já foi encaminhado à sede da PF, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Um morador da cidade registrou em vídeo o momento em que policiais federais estavam na residência do prefeito afastado nesta manhã, imóvel que fica na mesma rua da sede da Prefeitura de Rio Largo. Confira abaixo.

Após ser detido, Gilberto Gonçalves foi conduzido até o Instituto Médico Legal, em Maceió, para fazer o exame de corpo de delito. Logo depois, ele foi apresentado na sede da Polícia Federal.

O advogado dele, Fábio Gomes, declarou que não foi possível identificar se houve transferência de dinheiro entre os dois veículos nas imagens publicadas na mídia e que Gonçalves vai provar inocência.

A captura do prefeito fez parte da segunda fase da Operação Beco da Pecúnia, deflagrada pela PF nesta manhã. O cumprimento da prisão dele aconteceu após decisão do desembargador Hélio Pinheiro.

Operação resulta em afastamento de prefeito - Gilberto Gonçalves, e os secretários de Saúde, Finanças, Educação e Assistência Social, além de três servidores do município de Rio Largo, foram afastados dos cargos por serem suspeitos de desvio de cerca de R$ 20 milhões em verbas e lavagem de dinheiro, por meio do uso indevido do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Eles foram alvo de uma operação da Polícia Federal no último dia 11, titulada como "Beco da Pecúnia". Gonçalves havia sido afastado do mandato por 60 dias, por determinação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).