Polícia Civil terá 24 delegacias de plantão no carnaval para garantir, junto com as demais forças policiais, a segurança dos foliões alagoanos. O plano, que somente será desativado às 8 horas da Quarta-feira de Cinzas (dia 10), prevê o funcionamento de 24 delegacias plantonistas em todo o Estado, durante as 24 horas do dia.
LEIA TAMBÉM
A direção da instituição suspendeu as férias de todo pessoal para que fosse possível reforçar o efetivo, especialmente nas regiões com maior tradição dos festejos momescos. Durante este período, serão mobilizados 1.630 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes de polícia. A frota também foi reforçada com 25 viaturas, cedidas pela Secretaria de Estado da Educação.
Em Maceió, as plantonistas colocadas à disposição da população funcionarão na Central de Flagrantes I (Farol), Central de Flagrantes II (CODE - Mangabeiras) e Central de Flagrantes III (Benedito Bentes). A região metropolitana terá delegacias de plantão em Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira/Barra de Santo Antônio.
A área que compõe a Gerência de Polícia Judiciária da Região 2 (GPJR2) – Litoral Norte e Zona da Mata, terá plantonistas em Matriz do Camaragibe que atende, além de Matriz, as cidades de Matriz de Camaragibe, São Luiz do Quitunde e Passo de Camaragibe; Maragogi (circunscrição - Maragogi, Porto Calvo e Japaratinga); São Miguel dos Milagres, que pela primeira vez sediará uma plantonista e atenderá também Porto de Pedras; Viçosa (circunscrição - Viçosa, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto e Pindoba); Atalaia (circunscrição - Atalaia, Cajueiro, Capela e Maribondo); Novo Lino (circunscrição -Novo Lino, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Joaquim Gomes, Jundiá, Jacuípe e Campestre); União dos Palmares (circunscrição - União dos Palmares, São José da Laje, Murici, Branquinha, Ibateguara e Santana do Mundaú).
A Gerência de Polícia Judiciária da Região 3 (GPJR3) engloba o Agreste, Litoral Sul e Região do Baixo São Francisco e terá delegacias de plantão na Central de Flagrantes de Arapiraca, atendendo Arapiraca, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Limoeiro de Anadia e Craíbas; Traipu (circunscrição - Traipu, Girau do Ponciano, Olho D’Água Grande e Campo Grande); Palmeira dos Índios(circunscrição - Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Minador do Negrão, Igaci, Tanque D’Arca, Quebrangulo, Belém, Coité do Nóia, Taquarana e Estrela de Alagoas); São Miguel dos Campos (circunscrição - São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Boca da Mata, Anadia, Roteiro, Teotônio Vilela, Junqueiro e Jequiá da Praia); Penedo (circunscrição - Penedo, São Braz, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Sebastião); Coruripe (circunscrição - Coruripe, Piaçabuçu e Feliz Deserto).
O Sertão, sob o comando da Gerência de Polícia Judiciária da Região 4 (GPJR4), terá plantonistas em Delmiro Gouveia, atendendo Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Inhapi, Canapi, Mata Grande e Olho D´Água do Casado; Piranhas (circunscrição – Piranhas); Santana do Ipanema (circunscrição - Santana do Ipanema, Olho D’Água das Flores, Olivença, Dois Riachos, São José da Tapera, Carneiros, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Maravilha e Senador Rui Palmeira); Batalha (circunscrição - Batalha, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Belo Monte, Jaramataia e Major Isidoro); e Pão de Açúcar (circunscrição - Pão de Açúcar e Palestina).
Além do efetivo nas unidades plantonistas, a Polícia Civil terá seis equipes para pronto emprego, sendo uma da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), duas da Asfixia e três do Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais (Tigre).
A Corregedoria de Polícia Civil também disponibilizará equipes plantonistas para fiscalizar os trabalhos desta Polícia Judiciária, bem como o fiel cumprimento de todas as determinações definidas por sua direção.
Já a Gerência de Recursos Especiais – GRE deverá cumprir sua escala de plantão, durante o período referenciado, objetivando atendimento a qualquer ocorrência no âmbito de suas atribuições.
A instituição também coloca à disposição o Disque Denúncia – 181; a Delegacia Interativa: www.delegaciainterativa.al.gov.br (onde podem ser registradas ocorrências de pequeno porte, como perda de documentos e furtos menores); e no Site da Polícia Civil/AL- www.pc.al.gov.br, a população poderá ter acesso à direção da instituição por meio de ícone Fale direto com o Delegado-Geral - [email protected].
+Lidas