Polêmica com sexo oral, suspeita de câncer e mais: os bastidores do novo álbum de Anitta

Publicado em 26/04/2024, às 08h30
Richie Talboy com arte de Frank Fernandez
Richie Talboy com arte de Frank Fernandez

Por Extra Online

Anitta lança, nesta sexta-feira, seu novo álbum "Funk Generation" e vai divulgar no mesmo dia, ao meio-dia, o videoclipe de "Grip". Segundo a cantora define, no disco ela celebra suas raízes e expressa o poder do funk do Rio em cada faixa, com batidas únicas, dançantes e sensuais. O novo trabalho da cantora já era muito esperado pelos fãs e foi envolvido em diversas polêmicas, como a cena de sexo oral em "Funk rave", o primeiro single, e o anúncio do cancelamento da parceria com Sam Smith. Confira as informações já divulgadas sobre o álbum e relembre as histórias, polêmicas e curiosidades dele:

As músicas do álbum "Funk Generation" - "Lose ya breath", "Grip", "Funk rave", "Fria", "Meme", "Love in common", "Aceita", "Double team", "Savage funk", "Joga pra lua", "Cria de favela", "Puta cara", "Sabana", "Ahi", "Mil veces".

As parcerias - Em "Double team", a cantora faz feat com Bad Gyal e Brray. Em "Joga pra lua", ela cantou com Dennis DJ e Pedro Sampaio. E "Ahi", a carioca faz uma parceria com Sam Smith.

Polêmica com Sam Smith - Anitta havia anunciado o cancelamento da parceria com Sam Smith, mas depois revelou que uma faixa com o cantor está confirmada no álbum. Foi a própria Anitta quem contou aos fãs que o britânico não faria mais parte de seu álbum e que ele havia cancelado o lançamento.

"Tivemos que reprogramar o plano de lançamento do álbum e assim que tiver a data, vocês saberão. Não vai atrasar muito, todo o resto já está pronto", afirmou.

Os fãs da cantora invadiram as redes sociais de Sam Smith após o cancelamento da parceria musical entre a dupla. A música, no entanto, vem com o nome "Ahí" e não "I wanna be", como ela vinha divulgando.

Videoclipe - No carnaval de 2023, a cantora aproveitou o Desfile das Campeãs do Rio para rodar cenas de um clipe para este trabalho, com um look emprestado por Sabrina Sato. Ela filmou com a Beija-Flor de Nilópolis.

— No álbum, tem aquele clipe que gravei vestida de passista no desfile da Beija-Flor — contou ela na época em que divulgou "Mil veces".

Ela, inclusive, fez uma homenagem às escolas de samba nos "Ensaios da Anitta" deste ano por conta desse videoclipe.

— Vou homenagear as escolas de samba, explicando um pouquinho sobre a cultura do desfile das escolas. Principalmente pro meu público de fora do Rio também, que acompanha minhas redes sociais — explicou Anitta.

Sem Chloe Bailey - Na faixa "Girl like me", Anitta gravou com Chloe Bailey. No entanto, ela usou um sample da música "I need a girl pt.2" de Diddy, e até o momento o produtor não havia liberado a utilização da música. A cantora afirmou, no entanto, que não desistirá de lançar a canção, que poderia entrar num deluxe do álbum, caso fosse liberada. Em janeiro de 2023, Chloe foi vista com Anitta gravando cenas na Zona Oeste do Rio, mas, na época, Anitta negou que era um clipe.

Nova gravadora - Esse é o primeiro álbum de Anitta em sua nova gravadora, a Republic Records. Em abril de 2023, o acordo entre Anitta e a Warner Music, sua gravadora desde o primeiro CD, chegou ao fim. Um mês antes do fim do contrato, a artista já vinha se pronunciando negativamente contra a empresa.

Período doente - Na época em que estava preparando o álbum, a Poderosa andou doente. Em entrevista, ela disse que não sabe o que teve mesmo após diversas internações em 2022.

" Eu estava muito doente, com suspeita de câncer, tumor no pulmão, bexiga comprometida... Fiz tratamentos, diálise. Ninguém conseguia descobrir o que era. Achei que ia morrer, empacotar. Já estava escrevendo o testamento e decidindo o que fazer com as músicas. Fiquei cinco meses sem trabalhar, toda vez que tentava voltar, passava mal, precisava de oxigênio. Minha família se reunia todos os dias às 18h para rezar por mim, nesse nível. Eu me curei quando comecei a me tratar mental e energeticamente. Isso tudo aconteceu no ano em que fiz 30. Foi o meu retorno de Saturno", contou ela ao Globo.

Depois da melhora, ela voltou a tocar o projeto do "Funk generation":

— Comecei a fazer esse projeto (o próximo álbum) enquanto eu estava doente (a cantora teve várias internações em 2022). Eu estava achando que eu ia morrer e falei: “Não aceito morrer e não fazer o álbum dos meus sonhos”. Mas cuidei de mim, consegui ficar bem. Hoje em dia, estou bem mais leve — afirmou ela quando lançou "Mil veces".

Amostra de '"Grip" no VMA - O videoclipe que Anitta vai lançar nesta sexta-feira (26) é de "Grip", música que ela tocou no VMA 2023.

Clipe com Damiano David - Em "Mil veces", Anitta contracenou no videoclipe com Damiano David, do Måneskin.

— Chamar o Damiano David para o clipe foi ideia da minha empresária, a Rebeca (León). A gente estava no VMA, eu tinha uma ideia de quem eu queria chamar pro clipe. Ela viu ele no after (festa depois da premiação) e teve a ideia de chamá-lo. A gente não achou que ele fosse topar, mas ele topou. Acho legal a pessoal se aventurar. Acabou que a ideia dela foi melhor que a minha. Eu tinha uma ideia de quem botar no clipe, mas porque eu queria pegar mesmo — diz Anitta.

'Funk rave' já premiada - Primeiro single de "Funk generation", "Funk rave" já ganhou até prêmio. A brasileira foi premiada, pelo segundo ano consecutivo, com a estatueta do astronauta de prata do VMA pelo prêmio de Melhor Clipe Latino com a música. Em 2022, Anitta foi campeã na mesma categoria com "Envolver". Desta vez, no entanto, a artista fez sua estreia no palco da premiação e realizou duas apresentações. Em seu show solo, o repertório foi formado pelas músicas “Funk rave”, “Casi casi” e “Used to be” — todas do EP "Funk generation: a favela love story". Depois, voltou para cantar “Back for more” com o grupo sul-coreano TXT.

Cena de sexo oral polêmica - O clipe de "Funk rave" foi gravado em janeiro de 2023 na comunidade Tijuquinha, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e ficou marcado por várias polêmicas. Numa das gravações, que viralizaram nas redes na época após o flagra de um morador, a cantora aparece simulando sexo oral num rapaz numa das vielas da favela, o modelo Yuri Meirelles, que depois participaria de "A fazenda". Anitta disse, na época, que a sequência se tratava de "uma das cenas de um projeto audiovisual". Por fim, a cena não foi ao ar, fica apenas sequência de imagens sugeridas. Na coletiva de imprensa, a artista explicou que não mudou a cena por conta de repercussão e lamentou vazamentos:

— Desde o início, a cena seria exibida exatamente como está. Era para ser lúdica, com essas conotações, do trem, das frutas. Sempre esteve no roteiro. Pena que estragaram a ideia vazando o vídeo dos bastidores. E ficou parecendo que ia ter a mais. Nunca foi a ideia. A gente gravou para uma possível parceria com uma marca, não rolou. Mas a cena sempre foi para ser. Quando vazou, ficamos bolados. Não era para ser nada demais. Mas na minha vida estou acostumadíssima. Estamos na chuva para molhar. Não mudaria nada se alguém estivesse falando. No dia mesmo gravamos com o sacolé, a banana e outras coisas, porque já era parte do clipe. E não tem nada a ver comigo mudar a cena porque os outros estão falando.

Músicas de fora - No segundo semestre de 2023, Anitta lançou o projeto "Funk generation – a favela love story", trabalho com duas músicas inéditas, "Used to be" e "Casi casi", e com a já conhecida "Funk rave". As faixas, que exaltam a cultura brasileira, traz um ponto comum entre elas, já que foram as três produzidas pelo carioca DJ Gabriel do Borel. "Used to be" e "Casi casi", no entanto, não foram incluídas no álbum.

Novo projeto já à vista - No ano passado, Anitta contou que iria rodar um filme e já até separou a agenda para esse projeto. No entanto, antes mesmo de lançar "Funk generation", ela já estava gravando músicas para um novo álbum de estúdio.— No ano que vem, vou parar pra rodar um filme. Então, já estou fazendo mais músicas para um próximo trabalho agora — contou ela, em entrevista ao EXTRA.

Gostou? Compartilhe