O que fazer quando o acaso permite o encontro de duas pessoas que amam poesia, música, arte? Aproveitar para criar mais poesia, música e arte. É o que estão fazendo a jornalista, roteirista e poetisa Eliana Custódio e a advogada, compositora, cantora e também poetisa Maria Francelino. As duas se conheceram nas redes sociais e as similaridades favoreceram a amizade e a parceria. Depois de mostrar alguns de seus poemas para Maria Francelino, Eliana recebeu a notícia de que Abraço tinha sido escolhido para ser musicado. Francelino incluiu mais uma estrofe no poema e o resultado da parceria e da música poderá ser ouvido nas plataformas digitais a partir do dia 27 deste mês.
LEIA TAMBÉM
“Ver o meu poema transformado em música é uma sensação maravilhosa. A voz suave da Maria Francelino, a sua interpretação primorosa e os arranjos criados pelo músico Sandro Gomes casaram perfeitamente com a essência do poema”, explica Eliana Custódio. Já para Maria Francelino, o processo de entrar no estúdio para gravar incluiu várias etapas em que ela buscava o refinamento que o poema pedia. “Eu sou muito detalhista e ensaio várias vezes até chegar ao tom e ao timbre de voz necessários à composição”, afirma.
Maria Francelino tem 5 músicas lançadas nas plataformas digitais e se depender das duas poetisas e compositoras, essa parceria vai ter vida longa. “Já estou com outros poemas da Eliana e a gente vai escolher qual o próximo que também vai virar uma linda melodia”, avisa Francelino.
Serviço:
Lançamento: Música Abraço
Onde: Plataformas digitais (Spotify, Deezer, Music, YouTube)
Quando: 27 de setembro
Sobre as artistas
Maria Francelino é advogada, administradora de empresas, compositora, cantora e poetisa. Entrou na carreira artística em 2016 quando começou a estudar técnica vocal. Participou de vários projetos musicais e festivais. Em 2021, participou da gravação do DVD do Projeto Três4, com a música autoral Arvoreceu.
Em 2018 começou a escrever poemas num processo criativo contínuo, o que deu origem ao seu primeiro livro: Poemas em Dom Maior, publicado em 2024. O livro ganhou esse título porque alguns poemas se transformaram em músicas que estão nas plataformas digitais.
Suas músicas e poemas também podem ser vistos no Instagram, no perfil @mariafrancelinocantora e no YouTube @mariafrancelinocantora
Eliana Custódio é jornalista com 24 anos de experiência em telejornalismo e 10 anos em assessoria de comunicação, reportagem e redes sociais. Também é roteirista e poetisa.
Escreve poesia desde a adolescência e em 2023 publicou poemas e crônicas em três antologias lançadas na Bienal do Livro de Alagoas: Cronistas de Maceió, Poetas de Maceió e 1ª Antologia da Confraria, Nós Poetas.
É acadêmica e ocupa a cadeira 25 na Academia Mundial de Cultura e Literatura. Integra o Grupo Literário Alagoano e a Confraria, Nós Poetas.
Criou o perfil no Instagram @empoemar_se onde publica poemas autorais.to: Eliana Custódio/Jornalista (MTE 371/AL)
@elianacustodiojornalista