por Luan Paz
A Senecio douglasii, popularmente chamada de cinerária marítima, é uma planta nativa dos Estados Unidos da América, com suas folhas cobertas por uma delicada penugem aveludada, o seu visual único adiciona um tom branco acinzentado ao jardim, dando a impressão de ser uma planta artificial. Sua coloração é frequentemente associada à pureza e à serenidade.
LEIA TAMBÉM
A cinerária marítima atinge até 90 cm de altura e, em locais mais frios, apresenta pequenas flores amarelas, mas são as folhas branco-prateadas, felpudas e recortadas, o seu principal atrativo, agindo como uma planta neutra nas composições paisagísticas, dando destaque a outras espécies com coloração mais vibrantes e coloridas.
A cinerária deve ser plantada em solo fértil, permeável e irrigado periodicamente é considerada uma planta prática, pois não é muito exigente em água. Se desenvolve melhor em ambientes externos, pois necessita de bastante luz solar, preferencialmente sol pleno, prefere clima mais ameno e tolera bem ventos mais fortes e se adapta bem ao cultivo em vasos, desde que o substrato seja bem drenado e tenha boa iluminação natural.
Para garantir um crescimento saudável, o ideal é adubá-la com compostos químicos ou orgânicos a cada três meses e também no início da primavera. A poda deve ser feita para manter o formato do jardim e remover as folhas danificadas, além de evitar o autossombreamento, deixando a parte inferior escura e sem brotações.