Contextualizando

Opinião: “Ao acenar à oposição com o PL do aborto, Lira tirou o PT das cordas e levou a questão às ruas”

Em 17 de Junho de 2024 às 12:08

Buscando reforçar sua base de apoio e se fortalecer na tentativa de fazer seu sucessor na presidência da Câmara, em fevereiro de 2025, o deputado Arthur Lira parece ter cometido um erro estratégico.

Ao fazer acenos para a bancada evangélica, Lira deu uma pauta ao PT para chamar de sua.

Era o que Lula precisava, segundo o jornalista Wilson Lima:

“O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cometeu um erro político primário ao topar pautar a urgência do PL que equipara o aborto depois da vigésima segunda semana de gestação ao crime de homicídio.

Um erro primário com ‘E’ maiúsculo.

Ao fazer acenos para a bancada evangélica da Câmara, Lira queria garantir, de forma antecipada, os votos dos deputados mais reacionários ao seu sucessor no cargo. A tendência é que Lira endosse a candidatura de Elmar Nascimento (União-BA), parlamentar que não é lá o mais popular entre os seus respectivos colegas.

Lira deu com os burros n’água.

A reação da sociedade veio a galope. Obviamente que não se pode dizer que os protestos de 30, 40 gatos-pingados na Paulista, na Esplanada dos Ministérios ou no centro de Florianópolis representam o pensamento do brasileiro médio. Mas é um indicativo de que mudanças na lei sobre o aborto não podem acontecer de afogadilho, simplesmente porque três dezenas de deputados tiveram alguma ideia ‘iluminada’ com base em seus achismos cristãos.

Gostou? Compartilhe