Pimenta rosa, tapioca e farinha: produtos alagoanos são destaque em feira de Nova York

Publicado em 03/07/2018, às 14h44

Por Redação

A agricultura alagoana tem conquistado cada vez mais espaço. Desta vez, alimentos produzidos localmente foram expostos na Summer Fancy Food, que foi encerrada nesta segunda-feira (02), em Nova York, nos Estados Unidos. 

Entre os alimentos apresentados na feira, estavam: pimenta rosa, arroz vermelho, farinha de mandioca, a castanha de caju, o mel e a tapioca, açaí, além de produtos da Copra e da Popular Alimentos, ambas empresas incentivadas por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin). 

Por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), os produtores locais conheceram a SBB Trading, que foi a empresa responsável por levar os produtos alagoanos para a maior feira de alimentos e bebidas gourmet dos Estados Unidos.

Vale ressaltar que a participação de produtores e empresas locais em feiras de exportação integram ações voltadas para as rodadas de negócios promovidas pela pasta, que buscam aproximar os vendedores dos possíveis compradores.

Para um dos sócios da SBB trading, Murilo Cesar Schlemper, os alimentos alagoanos apresentam um enorme potencial de inserção no mercado gourmet estrangeiro. “Acredito que temos a possibilidade de incrementar e iniciar as exportações para o mercado norte-americano com vários produtos existentes em Alagoas, começando pela tapioca, sem falar em produtos como mel, pimenta rosa, arroz vermelho, a cachaça Brejo dos Bois, entre outros”, explica Murilo.

Já o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, avalia que as ações de apoio às empresas e produtores para participação em eventos internacionais fortalecem a cultura exportadora no Estado. “Com a diversidade da nossa produção, Alagoas está mostrando toda sua capacidade, abrindo novos mercados para a agricultura familiar e também para o empresariado”, afirma Rafael Brito.

A presença de produtos alagoanos no evento integra o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) do Governo Federal, que, em Alagoas, é formado pela Sedetur, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Sebrae, Senac, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Correios.

Gostou? Compartilhe