Pilotos brasileiros relatam 35 avistamentos de OVNIs

Publicado em 07/08/2024, às 20h10
Foto: Reprodução/Pexels
Foto: Reprodução/Pexels

Por Correio Braziliense

Um novo capítulo na intrigante história dos Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAPs, na sigla em inglês), anteriormente chamados de Objetos Voadores Não Identificados (OVNI), acaba de ser escrito. O Arquivo Público Nacional divulgou 35 documentos inéditos, todos relacionados a incidentes aéreos envolvendo avistamentos reportados por pilotos comerciais em 2023.

A divulgação desses documentos se deu em cumprimento à Portaria 551/GC3, que obriga a Força Aérea Brasileira (FAB) a enviar anualmente ao Arquivo Nacional todos os relatórios sobre OVNIs. Essa medida visa garantir a transparência e o acesso público a informações sobre um tema que desperta grande interesse da população. O site especializado uapbrazil.com analisou os documentos e destacou três casos que se mostraram particularmente intrigantes:

  • Santa Catarina: Em 31 de janeiro, um piloto relatou ter avistado um objeto em forma de paralelepípedo, com 10m de comprimento, a apenas 3m de distância da aeronave. A descrição do objeto como tendo uma "trilha de condensação" acrescenta um elemento ainda mais misterioso ao caso. "Estava formando uma trilha de condensação na trajetória", disse o piloto.
  • Rio de Janeiro: Em 29 de março do ano passado, um OVNI em formato de charuto foi visto realizando manobras abruptas no espaço aéreo do Rio de Janeiro. A descrição de "saltos" e a trajetória do objeto sugerem um tipo de controle e propulsão que desafia as explicações convencionais. "Trajetória de sudoeste para noroeste", afirmou o piloto.
  • Amazônia: Em 21 de abril, um piloto relatou ter avistado múltiplos objetos luminosos sem forma definida realizando manobras rápidas abaixo da aeronave. A rapidez com que os objetos desapareceram intriga os ufólogos. "Desapareceu do nada", relatou o piloto.

Um fenômeno global

O interesse em OVNIs não se restringe ao Brasil. O Pentágono dos Estados Unidos criou um portal dedicado à investigação de fenômenos aéreos não identificados, o Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domíninos (AARO). O objetivo é coletar, analisar e disseminar informações sobre OVNIs, incluindo fotos e vídeos, à medida que forem desclassificados.

Gostou? Compartilhe