Nesta segunda-feira (09), o município de Pilar foi agraciado com mais uma importante conquista, desta vez em reconhecimento às experiências inovadoras que estimulam o empreendedorismo local. Trata-se do 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, cuja solenidade, realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, reuniu gestores de várias regiões de Alagoas que buscam impulsionar as micro e pequenas empresas, favorecendo, assim, o desenvolvimento sustentável.
LEIA TAMBÉM
Pilar concorreu com outros 27 projetos de 15 municípios e foi premiado na categoria Cidade Empreendedora. Atualmente, o município – que já ganha notoriedade, inclusive, como destino turístico – reúne quase 1,7 mil microempreendedores individuais, além de 81 microempresas e oito empresas de pequeno porte (EPPs) que também contam com a assistência Banco do Povo, agência criada para facilitar o acesso a crédito.
E o auxílio vai do pescador ao artesão, sempre com foco na inclusão, de modo a favorecer, principalmente, grupos em situação de vulnerabilidade. No caso do pequeno produtor rural, por exemplo, a Prefeitura – por meio do programa Plantando o Futuro – adquire produtos cultivados na agricultura familiar para abastecer as escolas municipais. Ou seja, além de garantir uma merenda de qualidade, combatendo a insegurança alimentar, o Município ainda gera emprego e renda no campo.
Outra iniciativa de destaque é o Pilar Reage Empreendendo, programa que fomenta recursos e treinamentos junto ao setor produtivo. Foi por tudo isso que o Sebrae Alagoas reconheceu Pilar como uma cidade atraente e empreendedora, como atesta o superintendente Marcos Vieira.
LEIA MAIS
+Lidas