A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (09/10), no município de Joaquim Gomes/AL, a Operação Paralelogramo, com o objetivo de coibir a extração ilegal de minérios na terra indígena Wassu-cocal. A operação conta com o apoio do IBAMA e da FUNAI para o cumprimento de diligências e fiscalizações.
LEIA TAMBÉM
Os policiais federais cumprem 01 (um) mandado de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal de União dos Palmares/AL. De acordo com a investigação, uma empresa teria instalado uma pedreira dentro da terra indígena Wassu-cocal, de onde estariam retirando ilegalmente pedras e comercializando o minério.
Além do cumprimento do mandado de busca expedido, policiais federais, agentes do IBAMA e servidores da FUNAI realizam fiscalizações na região, de forma a constatar os danos ambientais provocados pela atividade extrativista na região, assim como a identificação dos responsáveis pelo desenvolvimento da atividade ilegal na região.
No local foram encontrados 03 (três) caminhões contratados para a retirada das pedras já extraídas. Os responsáveis poderão responder pelos crimes previstos no art. 55, da Lei nº 9.605/98, combinado com o art. 2º, da Lei nº 8.176/91, na forma do art. 70 do Código Penal Brasileiro.
+Lidas