PF deflagra operação em AL contra o tráfico de drogas por meio de encomendas dos Correios

Publicado em 15/07/2020, às 08h04
Divulgação
Divulgação

Por Redação com Ascom PF

A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar de Alagoas, deflagrou a Operação Encomendas* na manhã desta quarta-feira, 15, com o objetivo de dar cumprimento a um mandado de prisão e sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 15ª Vara Criminal da Capital contra pessoas investigadas de praticar tráfico de drogas na capital alagoana.

A investigação teve início em maio deste ano quando a área de segurança dos Correios em Alagoas comunicou à PF sobre a suspeita de que havia, em diversas encomendas postadas no Estado de São Paulo, e destinadas a esta capital, conteúdo que aparentava ser de substâncias ilícitas. As encomendas foram todas apreendidas pela polícia, que constatou se tratar de maconha.

Ao analisar os documentos e demais elementos existentes sobre os remetentes e os destinatários das encomendas, os policiais perceberam que, apesar das informações serem desencontradas e falsas, havia relação entre vários dos objetos postais, o que poderia caracterizar um esquema de tráfico de drogas. A polícia também observou que um dos destinatários já havia sido preso justamente por tráfico.

Os envolvidos na postagem e no recebimento das encomendas estão sujeitos a uma pena de até 15 anos de reclusão pelo crime de tráfico de drogas.

O material arrecadado por força do cumprimento das buscas será juntado aos autos do inquérito policial instaurado na Polícia Federal em Alagoas após análise pericial. 

A operação segue em andamento.

Nota dos Correios

Os Correios informaram, por meio de nota enviada ao TNH1, que cooperam com o trabalho dos policiais e que os funcionários são capacitados para identificar qualquer postagem com conteúdo suspeito. Veja abaixo:

"Os Correios trabalham em parceria com os órgãos de segurança pública para prevenir o tráfico de drogas e demais itens proibidos, por meio do serviço postal. Os empregados atuam de forma diligente e são capazes de identificar qualquer postagem cujo conteúdo esteja em desacordo com a legislação. Quando algum objeto proibido e/ou ilícito é detectado, os Correios acionam os órgãos competentes. No entanto, esta operação foi realizada em sigilo pela Polícia Federal".

*O nome da Operação faz referência ao meio utilizado pelos traficantes para enviar droga através dos CORREIOS. 

Gostou? Compartilhe