Com o avanço da flexibilização das atividades de lazer e turismo na capital alagoana, a Prefeitura de Maceió retomou o serviço de agendamento e empréstimo das cadeiras anfíbias para uso de pessoas com deficiência, seguindo o protocolo de distanciamento e higienização. O equipamento, que facilita o acesso às praias e ao banho de mar, pode ser solicitado por qualquer maceioense ou turista.
LEIA TAMBÉM
Tendo em vista oferecer uma ampla experiência de praia para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e faz parte do Projeto Praia Acessível.
O Praia Acessível contempla diversas atividades esportivas e de lazer gratuitas e acessíveis, e disponibiliza gratuitamente aos turistas e maceioenses, durante todo o ano, cadeiras anfíbias – adaptadas para o banho de mar assistido, com facilidade de deslocamento na areia e capacidade de flutuação na água.
Segundo o gestor da Semtel, Jair Galvão, o empréstimo das cadeiras anfíbias contribui com o avanço na retomada da atividade turística e é uma forma das pessoas terem mais acesso às atividades do Praia Acessível para aproveitar os atrativos naturais do destino.“ O banho de mar assistido com as cadeiras anfíbias é um dos diferenciais que as pessoas com deficiência podem encontrar em Maceió. Um elemento que favorece a qualidade de vida, a inclusão social, o desenvolvimento do setor turístico e a competitividade do destino nesse período de retomada”, disse.
Para ter acesso às cadeiras anfíbias, os interessados devem entrar em contato com o coordenador do projeto, João de Barros, pelo telefone (82) 99102-4596, para consultar a disponibilidade e agendar a entrega. O tempo de permanência com a cadeira é de até sete dias.
Como funciona o serviço?
As cadeiras anfíbias possuem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e que a pessoa flutue no mar. Os equipamentos possuem ainda cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés.
A equipe da Semtel leva o equipamento até a pessoa e busca após o período determinado. Na entrega, o técnico explica o funcionamento e, caso seja necessário, faz a demonstração no primeiro banho de mar assistido. O solicitante também pode transportar a cadeira para cidades circunvizinhas, mas a devolução deve ser realizada em Maceió, no mesmo dia e local acertado na entrega.