Um vídeo alarmante da Universidade Estadual de Michigan escancarou os perigos de utilizar impressões digitais e o próprio rosto para desbloquear o telefone. Os técnicos da equipe de pesquisas da Universidade não tiveram grandes problemas para desbloquear um smartphone apenas com um scanner e uma impressora jato de tinta.
LEIA TAMBÉM
Primeiro é preciso levar em conta que nossos telefones possuem toneladas de dados nossos, vários deles sensíveis. Apps de banco, senhas de email, nossos históricos de compra. Ter um celular acessado por estranhos é o equivalente a ter seu computador invadido. É um risco grande. Por isso manter os dados do seu telefone seguros é tão importante e desbloqueios pela impressão digital ainda não oferecem toda essa segurança!
A parte mais difícil do truque é conseguir um modelo da sua impressão digital, mas tal coisa não é exatamente impossível para alguém minimamente obstinado. O primeiro passo para um invasor é tentar no próprio celular. É bem provável que ele tenha um modelo inteiro e funcional de sua digital.
Uma vez que você utiliza o próprio dedo para desbloquear o aparelho, é provável que um scanner encontre uma boa amostra de digital por lá.
Não é preciso um modelo 100% da sua digital, mas uma amostra boa o bastante. Uma vez digitalizado as linhas do seu dedo, o invasor só precisa imprimir em boa qualidade (300dpi, segundo a descrição dos pesquisadores) em uma impressora jato de tinta, com o maior número de detalhes possíveis, para a mágica acontecer.
Depois basta achar o tamanho adequado e realista da imagem e imprimí-la. Colocar a imagem no dispositivo de segurança é o bastante para desbloquear o telefone. Essa possibilidade é antiga e segundo os pesquisadores, funciona em todos os modelos de telefone até o momento. Obviamente, é necessário um pouco de paciência para fazer a invasão e a maioria das pessoas não precisa se preocupar com isso, mas é um detalhe contundente. O mesmo vale para quem usa a face para desbloquear aparelhos: uma foto em boa resolução e no tamanho e iluminação certa é o bastante para ter acesso à todas as configurações.
LEIA MAIS
+Lidas