Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desenvolveram um produto a base de plantas que promete matar as larvas do mosquito Aedes aegypti em poucos minutos, além de repelir insetos adultos.
LEIA TAMBÉM
Eles também desenvolveram repelente natural para gestantes e recém nascidos sem contra indicações. Passos importante para o avanço da pesquisa científica na luta contra o combate à praga, que hoje transmite não só dengue, mas zica e também a febre chikungunya.
O grupo de pesquisadores usou cinco plantas, que juntas, formam um repelente desenvolvido pelo laboratório de biotecnologia da Ufal que, segundo eles, afasta os mosquitos nocivos. Por ser natural, não há contraindicações para o uso de gestantes e crianças.
De acordo com o pesquisador Eduardo Ramalho o repelente também pode ser aplicado na mobília de casa, dando uma segurança extra ao ambiente onde ele é usado. “As plantas usadas para desenvolver o produto ainda não podem ser divulgados, pois ainda está em fase de testes”, salientou Eduardo.
O grande desafio agora é fabricar a substância em grande quantidade. “Precisamos alcançar todas as regiões consideradas críticas”, salientou o pesquisador.
Veja a reportagem completa do repórter Lucas Malafaia, veiculado no Pajuçara Noite dessa sexta –feira:
LEIA MAIS
+Lidas