Uma publicação científica produzida por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) revelou achados de petróleo em corais da espécie Siderastraea stellata, na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no Litoral Norte do estado.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o professor Ricardo Miranda, do Projeto Ecológico de Longa Duração Costa dos Corais, em Japaratinga, o registro foi feito no dia 17 de outubro e foi o primeiro na APA, após o início do desastre iniciado entre o final de agosto e início de setembro.
A avaliação desses corais continua sendo feita, mas os pesquisadores já avaliam os riscos da contaminação para a espécie. "Os corais que entram em contato direto com o óleo podem sofrer alteração do crescimento, comportamento, reprodução, e desenvolvimento a longo prazo", avalia.
Para evitar danos maiores, ele cobra a remoção emergencial do óleo do mar, especialmente nas áreas de proteção. Houve registros de óleo também sobre a mesma espécie, a coral-estrela, no sul de Alagoas, que está fora da APA. O achado foi em Coruripe.
As informações serão publicadas em breve em revista científica e devem subsidiar os estudos de impacto do desastre do óleo no litoral nordestino.
LEIA MAIS
+Lidas