Pescadores encontram mais de 20 cágados mortos em lagoa de Jequiá; veja vídeo

Publicado em 31/10/2019, às 15h50
Reprodução
Reprodução

Por Redação TNH1

Pescadores recolheram cerca de 25 cágados mortos dentro de uma lagoa no Povoado Lagoinha, em Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas, nesta quinta-feira, 31. A informação foi confirmada pelo professor Emerson Soares, que coordena a Força-tarefa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sobre o óleo no Nordeste. Ele deve analisar se o fato teve ligação com o petróleo cru que atinge o litoral.

Emerson Soares contou para a reportagem chegou ao local após um chamado de integrantes do Instituto Chico Mendes. Inicialmente a informação era de que 80 tartarugas jovens foram encontradas mortas na lagoa, porém ao verificar, o professor observou 22 cágados d'água coletados, sendo três achados posteriormente. Os animais estavam em estado avançado de decomposição.

"Foi feita uma coleta da água, como também exemplares dos bichos, para saber a causa das mortes. Tudo será analisado, os animais eram jovens, estavam em desenvolvimento, e provavelmente morreram por algum poluente, que pode ser agrotóxico, petróleo e outros", disse.

Assista:

Ainda segundo ele, não é comum a grande quantidade de quelônios mortos na região. "Levaremos ao labortatório e teremos um resultado sobre a qualidade da água em mais ou menos uma semana. Impressionante a quantidade de animais. Um dano terrível para a biodiversidade", acrescentou.

A Prefeitura de Jequiá da Praia infromou ao Instituto Biota de Conservação que 18 animais foram coletados e 16 deles serão enviados ao Campus Viçosa da Ufal para análise. Dois cágados serão necropsiados em Brasília.

Gostou? Compartilhe