Peritos Criminais de Alagoas recebem treinamento para confeccionar croquis em 3D

Publicado em 16/02/2022, às 20h39
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Ascom POAL

Um croqui bem elaborado enriquece o laudo pericial, e pode proporcionar ao leitor uma visão ampla e diferenciada do local de crime. Por esse motivo, a chefia especial do Instituto de Criminalística realizou uma capacitação para os peritos criminais do órgão aprenderem a criar croquis em 3 dimensões, aumentando a qualidade dos serviços prestados pela Perícia Oficial.

O treinamento de croqui 3D que irá permitir ao perito criminal montar a dinâmica de um homicídio, de um acidente e de outros tipos de crime, foi ministrado pela perita criminal Rafaela Jansons. Ela explicou que a iniciação na área irá auxiliar aos profissionais do Instituto de Criminalísticas a manusear o programa e desenvolver modelos de cenas 3D para os laudos.

“Durante a capacitação foi apresentado a eles uma introdução ao programa SketchUp e algumas ferramentas básicas para confecção de um modelo 3D, como fazer uma planta baixa e criar um modelo 3D a partir da planta. Quem participou do treinamento também aprendeu como importar e utilizar modelos prontos do Armazém 3D (uma das ferramentas do software), e como editar esses modelos.” Explicou a Rafaela Jansons.

O chefe especial do Instituto de Criminalística Wellington Melo, informou que que esse é o primeiro treinamento de 12 que estão no planejamento do IC para 2022. Segundo ele, o projeto faz parte de um programa de formação continuada em diversas áreas e que serão destinados para os servidores e funcionários da instituição.

“Esses treinamentos irão fortalecer o trabalho da Perícia, permitindo a entrega de laudos periciais ainda com mais qualidade, refletindo nas demais forças de segurança pública, no sistema de justiça e, por conseguinte, na sociedade alagoana. Com a Perícia bem estruturada é possível produzir provas materiais robustas, reduzir impunidade e promover justiça. A Chefia Especial do Instituto de Criminalística parabeniza a perita criminal Rafaela Jansons pela excelente aula”, enfatizou o Wellington Melo.

Gostou? Compartilhe