A Polícia Federal informou, na tarde desta quinta-feira (30), que recrutou Peritos Criminais Federais especializados em geologia para ajudar a monitorar a mina 18, localizada próxima ao antigo CT do CSA, no Mutange, que está em risco iminente de colapso.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a PF, o órgão está comprometido em esclarecer os acontecimentos e garantir medidas adequadas em prol da segurança da população afetada. Os peritos recrutados devem fazer uma análise adicional e aprofundada da situação na localidade.
Equipes da Polícia Federal também estão auxiliando na retirada de pessoas dos locais afetados e realocados. Segundo o órgão, quaisquer atualizações adicionais serão repassadas para a população.
Rachaduras próximas à mina confirmam risco de colapso - Nessa quinta-feira (29), a Defesa Civil de Maceió identificou rachaduras em uma área próxima à mina 18, que está sob risco de colapso, no bairro do Mutange. A informação foi repassada pelo coordenador Abelardo Nobre, em entrevista ao TNH1, no começo da noite desta quarta-feira, 29.
“Esse fenômeno é um indício de que o teto da cavidade está em um processo de não ter mais resistência. Fizemos o sobrevoo do local, para tentar identificar possíveis locais afetados. Com essas informações, nas próximas horas ou dias essa mina deve entrar em colapsar”, detalhou Abelardo.
O coordenador explicou que, com o colapso, uma certa quantidade de água da Lagoa Mundaú pode entrar em contato com o fluido dessa cavidade, o que pode gerar um grande impacto ambiental. Segundo ele, ainda não é possível dimensionar o raio de alcance, mas o órgão já trabalha com ações preventivas.