por Luan Paz
Pequenas flores podem enfeitar os jardins de uma forma delicada, fazendo boas composições em espaços verdes, deixando-os ainda mais bonitos e coloridos. Sejam perenes ou anuais, elas se adaptam aos mais variados climas, mas exigem alguns cuidados específicos para manterem o seu vigor e se desenvolverem de forma plena. Então se você procura dar um colorido em casa, se liga nessa lista:
LEIA TAMBÉM
Alisso (Lobularia maritima) – planta anual com aroma de mel, e que atrai muitas abelhas. Possui flores de coloração branca, rosa ou roxa, que se formam entre a primavera e o verão, prolongando-se por vários meses. Porém não suporta chuvas fortes, sendo mais utilizada nos meses em que a precipitação não é tão intensa. Deve ser cultivado em jardins a pleno sol, mas também tolera bem geadas e baixas temperaturas.
Agapanto (Agapanthus africanus) – por ser originária de regiões serranas, é uma planta perene e resistente ao frio e à estiagem. Na primavera nascem as suas flores redondas com cores que vão do branco ao lilás e azul. Requer solo fértil e regas regulares, além de fertilização anual no inverno para estimular a floração. É ideal para maciços e bordaduras, principalmente se cultivada a pleno sol e meia-sombra, além de ser uma excelente opção para a parte baixa de muros e paredes.
Flor-canhota (Scaevola aemula) – essa planta floresce no verão e tem caules eretos ou pendentes, com flores de cinco pétalas que podem ser azuis, lilás ou branco, dependendo da variedade. Quando ereta, forma moitas compactas de 25 a 40 cm de altura, ideais para maciços e bordaduras no paisagismo. As variedades pendentes são boas para forração e se destacam em cestas suspensas e jardineiras.
Flor-de-coral (Russelia equisetiformis) – planta pendente e abundante em flores tubulares com tons como vermelho, amarelo e branco, e se você é fã de borboletas e beija-flores, elas costumam atrair esses animais. Seus ramos são finos e longos, com cerca de 1 m de comprimento, proporcionando um visual ornamental. Podem ser utilizadas em taludes, sacadas, muros e escadas. Floresce durante todo o ano e preferem ambientes de sol pleno ou meia sombra.
Prímula (Primula x polyantha) – é uma planta delicada de porte baixo, entre 20 e 30 cm, que possui flores que aparecem no final do inverno, antes da maioria das outras espécies. Levemente perfumadas, apresentam uma variedade de cores, incluindo branco, amarelo, laranja, vermelho, vinho, roxo e violeta, muitas vezes com o centro amarelo ou em degradê e mesclas. Preferem solos bem drenados e não muito encharcados, além de locais mais sombreados.
+Lidas