Lançado no Brasil pela Inter de Milão no final de 2015 pelo ex-jogador argentino, Javier Zanetti, ídolo do clube italiano, a Inter Academy Base chegou a Alagoas neste mês de julho. O projeto, que dá aulas de futebol e de formação sócio-educacional a jovens e crianças de baixa renda, foi instalado na cidade de Capela, distante 61 km da capital Maceió.
LEIA TAMBÉM
Presente em outros países, como Estados Unidos, China e Arábia Saudita, a unidade faz parte das academias de futebol da centenária e tradicional equipe italiana, a Internazionale de Milão.
O objetivo é descobrir novos talentos que possam vestir a camisa do clube italiano em um futuro próximo, mas principalmente formar cidadãos. O projeto tem como premissas o desenvolvimento do atleta e do homem como cidadão, combinar os processos de formação do atleta, tanto da parte desportiva como acadêmica, a aplicação de tecnologia de ponta e da melhor metodologia desenvolvida por uma equipe internacional de especialista, além da integração dos processos de identificação e desenvolvimento dos futuros jogadores.
(Crédito: Ronaldo Lima)
A Escola de Base do Inter de Milão iniciou os trabalhos em Capela com 50 crianças e vai atender meninos e meninas com idade entre 7 e 17 anos com aulas três vezes por semana no tradicional Estádio Municipal Manoel Moreira. Os técnicos são educadores físicos treinados e supervisionados pela Inter, a exemplo do ex-goleiro Pavão, que agarrou em clubes como CRB, ASA, Capelense e Penedense nos anos 80.
Em Alagoas, a coordenação do centro de formação ficará a cargo do professor Pedro Justino, que paralelamente irá iniciar a campanha “Adote um Craque” para que empresários e comerciantes da região possam para ajudar a custear as despesas de crianças carentes para que elas possam fazer parte da escolinha.
A Academy oferecerá aos alunos material esportivo oficial do clube, avaliação dos atletas (peneira), acompanhamento pedagógico escolar, possibilidade de participar de campeonatos nacionais, além de receber visitas de técnicos do próprio time italiano.
(Crédito: Ronaldo Lima)
Ao lançar o projeto em outubro do ano passado, o ex-jogador Javier Zanetti, embaixador do projeto, disse que a ideia é exportar o modelo de formação de atletas adotado pelo clube, já que existem milhões de simpatizantes da Inter no Brasil.
"Acredito muito no projeto. É importante chegar ao Brasil, estar perto dos milhões de torcedores. Tivemos muitos brasileiros vestindo a camisa da Inter, como o Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano. Por isso será uma belíssima oportunidade para todos nós É prematuro dizer se os jovens e as crianças se tornarão estrelas no futuro, mas o mais importante, nosso lema na Inter, é formar primeiro pessoas, depois campeões", disse o argentino.
A Inter Academy Base prevê que, ao todo, 27 escolas espalhadas em todo o Brasil e filiadas à Worldwide Soccer Academy atenderão 8,1 mil crianças e jovens. Todos os participantes devem estar matriculados em escolas e treinarão durante 1h30, de três a cinco vezes por semana, além de disputar partidas aos sábados e domingos.
Haverá um acompanhamento do desempenho escolar de cada criança, além de um cronograma para ensino de idiomas estrangeiros, principalmente o inglês. Na área social, os atletas passarão pelo curso de "Futebol pela Paz", ministrado pela entidade Non-Violence Project Foundation.
As sedes do projeto ficam na Amazônia, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.
(Crédito: Divulgação)
INTERNAZIONALE DE MILÃO
A Internazionale de Milão é o sétimo time europeu e décimo segundo no mundo com o maior número de conquistas internacionais reconhecidas pela UEFA e FIFA, inclusive um Mundial Interclubes em 2010. O clube é o único no futebol italiano a ter passado toda a sua história na Serie A, sem nunca ter sido rebaixado a divisões inferiores.
Com seu tradicional uniforme de camisas listradas em azul e preto, com calções pretos, a Inter tem 18 títulos da Série A do Campeonato Italiano de Futebol, 7 Copas da Itália e 5 Supercopas da Itália, com um total de 30 troféus conquistados somente no seu país.
LEIA MAIS
+Lidas