Peeling de fenol: Associação dos Esteticistas se pronuncia sobre morte de paciente

Publicado em 06/06/2024, às 14h44
A influencer Natalia Fabiana Freitas Antônio | Reprodução / Redes sociais
A influencer Natalia Fabiana Freitas Antônio | Reprodução / Redes sociais

Por TNH1

A Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (ANESCO) se pronunciou, na noite dessa quarta-feira, 6, e criticou a influencer Natalia Fabiana Freitas Antônio, 29. Ela está sendo investigada pela morte do empresário Henrique da Silva Chagas, 27, após um procedimento de peeling de fenol em São Paulo.

Segundo a ANESCO, houve uma sucessão de erros, começando por uma pessoa leiga atuando com estética. Leia a nota na íntegra:

"O Esteticista e Cosmetólogo é o profissional altamente capacitado, habilitado por lei, para fazer peelings químicos, diferente do que está sendo veiculado por médicos na mídia.

Infelizmente estamos vendo uma enxurrada de profissionais confusos, inclusive que atuam na estética, trazendo informações equivocadas nas redes sociais.

Aqui o @fredericocarvalhojuridico fala sobre o peeling de fenol em full face, como foi realizado na vítima. Entretanto, existe, sim, uma formulação de peeling de fenol atenuada que pode ser realizada em consultório, em pontos específicos, demonstrada em artigos científicos, mostrando sua segurança quando executada da maneira correta. Apenas o profundo tem que ser feito em centro cirúrgico.

No caso concreto houve uma sucessão de erros, começando por uma pessoa leiga atuando com estética. A partir daí, tudo piora, quando uma micropigmentadora - que somente pode trabalhar com dermógrafo e tinta -, utiliza outras substâncias como ácidos, faz limpeza de pele que aprendeu em cursos livres. Infelizmente, outras que já intimamos, virão nessa leva, causando danos à sociedade, mas não vamos deixar de procurar a criminalização de cada uma delas.

O delegado Eduardo Luís Ferreira do 27º Distrito Policial, responsável pela investigação, precisa ser orientado corretamente, pois prestou uma entrevista coletiva equivocada, conceituando o procedimento invasivo, alegando que se trata de uma norma de eficácia contida, ou seja, que carece de uma posterior regulamentação por uma outra lei, quando na verdade, os dispositivos que tratavam de procedimentos "minimamente invasivos" foram devidamente vetados para evitar o odioso instituto da reserva de mercado que estava sendo tentado pelos médicos. ESTÉTICA TEM LEI E QUEREMOS JUSTIÇA!", diz a nota da Associação

A influencer Natalia Fabiana Freitas Antônio, 29, proprietária do Studio Natalia Becker, se apresentou em uma delegacia do Campo Belo, na zona sul de São Paulo, na tarde dessa quarta-feira (5). A mulher é investigada pela morte do empresário Henrique da Silva Chagas, 27. Ele faleceu na tarde de segunda-feira (3) após passar por um procedimento estético chamado peeling de fenol conduzido por Natalia.

Gostou? Compartilhe