Pediatra alerta sobre os perigos dos balões de festa para os pequenos

Publicado em 19/09/2024, às 12h55
Balões de látex e de gás hélio, conforme a pediatra do HCA, podem provocar bronco aspiração entre as crianças | Foto: Nataly Lopes e Carla Cleto / Ascom Sesau
Balões de látex e de gás hélio, conforme a pediatra do HCA, podem provocar bronco aspiração entre as crianças | Foto: Nataly Lopes e Carla Cleto / Ascom Sesau

Por Agência Alagoas

Não importa a cor, nem o formato. Os balões sempre estão presentes em festas, principalmente as infantis. No entanto, a pediatra do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), Larissa Flores, alerta para os pais e responsáveis sobre como esses objetos podem trazer grandes riscos para as crianças e os adolescentes.

“Os balões de látex podem causar broncoaspiração e morte. Temos que ter muito cuidado quando as crianças estouram os balões, pois os pequenos pedaços podem ser broncosaspirados e impedirem a passagem de ar pela traqueia. Também não devemos dar balões vazios para as crianças, porque podem causar o mesmo risco”, salienta a profissional.

Outros balões que também podem ser perigosos são os balões de gás hélio. Se a criança inalar uma grande quantidade desse gás, ela pode sofrer asfixia, porque mesmo não sendo um produto tóxico, o hélio pode cortar o fluxo de oxigênio que vai para o cérebro. 

A pediatra do HCA reforça a necessidade da supervisão dos adultos. “É importante que as crianças quando estiverem perto de balões estejam supervisionadas pelos responsáveis. Tenham cuidado com aquela brincadeira de estourar o balão depois da festa. Pais, não deixem os pedaços soltos por aí, porque os mais novos podem se engasgar”, enfatiza Larissa Flores.

Gostou? Compartilhe