O governador Paulo Dantas esteve em Piaçabuçu, nessa sexta-feira (15), para acompanhar a visita do secretário Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), Gilberto Carvalho, aos projetos da região que são referência para o país. Os dois aproveitaram para analisar as experiências de organizações das cooperativas de crédito, bancos comunitários e fundos rotativos existentes no município e que contam com resultados altamente positivos. Paulo aproveitou para reforçar que o Governo de Alagoas foi o primeiro no Brasil a criar uma Secretaria Executiva de Cooperativismo e Economia Solidária.
LEIA TAMBÉM
O governador enfatizou que a vinda do secretário Gilberto Carvalho é sinônimo de que as políticas de economia solidária no estado tem dado resultados e chamando a atenção do Governo Federal, que busca ações para traçar um plano nacional para o setor. “Alagoas é pioneira em diversos aspectos e a criação da Secretaria Executiva de Cooperativismo e Economia Solidária é uma delas, que tem como objetivo fortalecer e valorizar os pequenos produtores. A presença do Gilberto é uma honra e união de esforços para encontrar resultados com melhor produtividade, com mais soluções que tenham condições de promover melhor qualidade de vida para as pessoas", disse.
O secretário Gilberto Carvalho afirmou que Alagoas tem se constituído num polo avançado da economia solidária. "A minha vinda é uma determinação do presidente Lula, que quer exemplos positivos para implantar nacionalmente. Alagoas tem muitos bons exemplos e referências. Os meninos de Piaçabuçu me contaram uma história que fiquei encantado que foi a inovação do Banco Comunitário 'É da Gente'. A gente contar com um governador com essa humanidade e sensibilidade do Paulo para nós é um privilégio", destacou.
A visita foi acompanhada pelo prefeito de Piaçabuçu, Djalma Beltrão, que pontuou ações importantes do governo do Estado que integram as ações de fortalecimento da Economia solidária. “O governador Paulo Dantas tem investido bastante em infraestruturas, rodovias e isso auxilia bastante no escoamento da produção, facilitando a compra e a venda de produtos e serviços. Isso também é uma forma de investir nos pequenos produtores e na economia solidária”, concluiu.
Pescadores - O presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, entregou ao governador Paulo Dantas o pedido de análise para que o Governo conceda incentivo fiscal para os pescadores para reduzir impostos na compra de diesel o que, segundo ele, deve gerar uma economia de R$ 2.500 para cada pescador da região. O prefeito de Batalha, Wagney Dantas, também prestigiou o encontro.
LEIA MAIS
+Lidas