Contextualizando

Paulo Dantas festeja decisão de Gilmar Mendes em seu favor; dois deputados federais contestam

Em 7 de Agosto de 2023 às 09:10

A Justiça foi feita e a verdade venceu”, escreveu no Twitter o governador Paulo Dantas, comemorando a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que revogou a determinação de busca e apreensão deflagrada no ano passado pela Polícia Federal em endereços ligados ao chefe do Executivo alagoano.

Gilmar Mendes entendeu agora que a operação “foi ‘espetaculosa’ e ‘sensacionalista’ com objetivo de desestabilizar as eleições em Alagoas”.

Em outubro de 2022 agentes da PF realizaram essa operação, por ordem do Superior Tribunal de Justiça, para apurar denúncias do envolvimento do governador em desvios de R$ 54 milhões da época em que era diretor da Assembleia Legislativa estadual, no que seria uma “rachadinha” de salários com 93 funcionários “fantasmas”.

Paulo Dantas na época foi afastado, por decisão do STJ, mas o STF, através do mesmo ministro Gilmar Mendes, cancelou o afastamento e devolveu o cargo ao governador, que teve como advogado Cristiano Zanin, hoje também ministro do Supremo – que na sua posse, em 3 de agosto, contou com a presença de Paulo Dantas.

O estranho na decisão do ministro de revogar a busca e apreensão é que há duas semanas Dantas compareceu a um evento jurídico em Portugal, organizado por Gilmar Mendes, inclusive acompanhado de alguns assessores do seu governo.

Os deputados federais Delegado Fábio Costa (PP) e Alfredo Gaspar (União Brasil), da bancada de Alagoas no Congresso, repudiaram, através de manifestações nas redes sociais, a decisão de Gilmar Mendes em favor de Paulo Dantas.

Gostou? Compartilhe