por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
O celular é frequentemente apontado como causa de distração no volante, mas um estudo da Ford mostrou que os passageiros também têm o poder de influenciar – tanto positiva como negativamente – o comportamento do motorista. Uma das conclusões foi que a chance de o motorista sofrer um acidente é 60% maior ao transportar passageiros do que quando dirige sozinho.
A interferência causada pelo passageiro depende de vários fatores, como idade, sexo e relação que ele mantém como o motorista. As mulheres apresentam índices mais baixos de direção perigosa. Mas o estudo revelou que, quando elas dirigem com um homem no banco do passageiro, a possibilidade de fazer manobras arriscadas aumenta. De modo geral, todos os motoristas tendem a ser menos atentos e capazes de prever riscos quando há passageiros a bordo.
“Os passageiros devem ter consciência de que a sua presença afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar estresse e má influência”, diz Robson Jardim, supervisor de Operações do Campo de Provas da Ford em Tatuí.
Como ser um bom passageiro
Veja a seguir cinco recomendações baseadas nesse estudo de como os passageiros podem ajudar o motorista a manter o foco na estrada e evitar distrações, contribuindo para uma viagem segura.
AUTOR(A)
Edson Moura+Lidas