Mundo

Passageira abre porta de emergência de avião achando que era o banheiro, e voo é cancelado

O Tempo | 08/07/24 - 15h37
Foto: Reprodução/Eastern Business News

Uma mulher que viajava pela primeira vez de avião, na China, causou uma grande confusão em um voo ao abrir, por engano, a saída de emergência da aeronave. A chinesa teria confundido a porta e achou que o local era o banheiro. 

O caso aconteceu na última quinta-feira (04 de julho), e o voo CA2754, que partiria da cidade oriental de Quzhou com destino a Chengdu, no sudoeste do país, foi cancelado e evacuado após a confusão. Ao abrir a saída de emergência, o escorregador de evacuação do avião foi acionado. 

Os passageiros que estavam na aeronave foram retirados e encaminhados para um hotel. Eles receberam uma indenização de 55 dólares- aproximadamente R$ 300- por causa da confusão.

Segundo o jornal Chinês,  South China Morning Post, a passageira novata que confundiu as portas foi interrogada pela polícia. Na China, a abertura não autorizada das portas de saída de emergência das aeronaves é ilegal e pode gerar multas altas e detenção administrativa.

Um passageiro disse, em entrevista ao Chongqing Morning Post, que a confusão assustou pessoas que estavam na aeronave:

“Quando o escorregador de evacuação saltou, até os comissários de bordo ficaram assustados. A passageira estava em lágrimas quando ouviu que precisaria pagar pelos danos”, afirmou o homem ao jornal.

A ativação da saída de emergência de um avião pode custar cerca de 28 mil dólares, o equivalente a mais de R$ 150 mil. Quando o escorregador de evacuação é acionado, a aeronave tem que ficar parada por vários dias para manutenção.