Contextualizando

Parlamentar alagoano está entre os que mais gastam com divulgação na Câmara dos Deputados

Em 27 de Dezembro de 2023 às 14:20
Daniel Barbosa (PP-AL), exercendo seu primeiro mandato, é o único da bancada de Alagoas a figurar entre os 10 integrantes da Câmara dos Deputados (em 9o lugar) que mais gastaram recursos públicos para a divulgação da sua atividade parlamentar em 2023, num total de R$ 394,8 mil, sem incluir as despesas do mês de dezembro.
Os 10 mais gastadores da Câmara são, pela ordem: Dra. Alessandra Haber (MDB-PA) – 445,8, Pastor Gil (PL-MA) – 438,0, José Nelto (PP-GO) – 430,1, Giacobo (PL-PR) – 412,6, Vicentinho Júnior (PP-TO) – 405,9
Sonize Barbosa (PL-AP) – 405,2, Albuquerque (Republicanos-RR) – 400,7,
Wilson Santiago (Republicanos-PB) – 394,8, Daniel Barbosa (PP-AL) – 387,0, Adail Filho (Republicanos-AM) – 383,9.
É o que consta em reportagem de Levy Teles e Gabriel de Sousa, no jornal “O Estado de São Paulo”:

“No primeiro ano de mandato, deputados federais gastaram R$ 79 milhões de dinheiro público para autopromoção, um valor recorde considerando a série histórica. O montante, que não inclui o mês de dezembro, foi usados principalmente com a impressão de panfletos, mesmo em tempos de redes sociais.

A cifra representa mais de um terço do total de R$ 216 milhões usado por eles com a cota parlamentar, destinada a custear os mandatos e cobrir despesas com gasolina, aluguel de carros, serviços de telefonia, alimentação e passagens aéreas, além de divulgação do mandato.

Os deputados que mais gastaram aplicaram o dinheiro principalmente na impressão de conteúdos ‘informativos’, sem a necessidade de especificar o conteúdo para a Câmara e pagando centenas de milhares de reais para gráficas. Basta apresentar a nota fiscal que o reembolso é feito.

O Estadão encontrou deputados que gastaram quase toda a cota parlamentar apenas com divulgação do mandato. É o caso da deputada dra. Alessandra Haber (MDB-PA), líder do ranking da autopromoção. Ela enviou R$ 445,8 mil — 90% de toda a cota que ela gastou neste ano — para essa finalidade.

De uma única empresa, a deputada comprou 270 mil panfletos ao custo de R$ 278,6 mil. A Câmara a ressarciu integralmente pelos gastos.

Alessandra foi a deputada federal mais votada no Pará em 2022 e está no primeiro mandato. Ela recebeu recebeu 258.907 votos. Até agora, apresentou 15 projetos de lei. Nenhum deles foi aprovado. Entre as propostas, a deputada quer criar a Rota Turística da Região do Salgado e a Rota Turística dos Saberes Amazônicos, ambas no Estado do Pará.

Nos primeiros meses, ela apenas investia R$ 15 mil mensais para a gestão de seu perfil nas redes sociais. A partir de maio, porém, ela começa a pedir reembolso pela confecção de dezenas de milhares de panfletos para divulgar seu mandato. Naquele mês, por exemplo, gastou R$ 60 mil com auto divulgação. Mais da metade desse valor, R$ 39,9 mil, serviu para pagar 30 mil informativos de 8 páginas.

A deputada não anexa na nota fiscal o conteúdo dos informes, nem é obrigada a fazê-lo. Bem como não é possível saber para quem ela envia o material.

Desde então, a compra padronizou-se com a mesma empresa. Em todos os meses depois de maio, ela adquiriu 40 mil materiais informativos, em folhas 4×4 em papel couchê, 170 grama, nas dimensões 43x32cm, a R$ 39,2 mil.

Ao Estadão, Alessandra disse que os gastos com a divulgação de sua atividade parlamentar ‘estão dentro dos limites estabelecidos pela Câmara dos Deputados. São fundamentais para o exercício do mandato, um dever e um direito, no sentido de prestar contas do trabalho exercido à população’, afirmou.”

Gostou? Compartilhe