Paratleta da Pestalozzi Maceió participa de Campeonato Internacional de Natação

Publicado em 19/02/2022, às 09h14
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Por Assessoria

O paratleta de natação, José Alexandre da Silva Júnior, está em comemoração.  Nos dias 18 e 19 de fevereiro ele participou do Open Internacional de Natação Sediado pela Federación Argentina de Desportes sobre Sillas de Ruedas – FADESIR, onde Alexandre Júnior concorreu em algumas modalidades. O paratleta conquistou medalha de prata nos 100 metros costas e bronze nos 50 metros livres, confirmando que o trabalho que vem desenvolvendo ao longo de sua carreira está alçando novos voos.

O alagoano que hoje está com 34 anos, treina desde os 15, mas nem sempre foi assim. Ele nos conta que nasceu sem deficiência física e após o nascimento de um tumor na perna, quando ainda tinha 13 anos, foi necessária uma intervenção cirúrgica para a amputação da cabeça do seu fêmur. Essa poderia ser uma história triste, mas Alexandre não permitiu e, através do esporte a sua vida mudou.

Desde o início dos treinos o paratleta sabia que, com boas escolhas e dedicação poderia chegar em lugares altos (e chegou!). Hoje, Alexandre tem uma vasta coleção de medalhas que conquistou através de muito esforço e treinamento, passando por campeonatos estaduais, regionais, nacionais e agora, conquistando o seu primeiro internacional, sediado fora do Brasil.

Para a Presidente da Pestalozzi de Maceió, Tereza Amaral, “é uma felicidade imensa ver um paratleta da nossa instituição chegando tão longe. É isso que queremos para a Pessoa com Deficiência: lugar de destaque! Sabemos que a nossa luta por espaço ainda será longa, mas durante a caminhada essas conquistas nos impulsionam a continuar”, declarou emocionada.

Os resultados que o nadador traz para o estado de Alagoas é fruto de muita determinação. Alexandre, além de paratleta, é estudante de Direito e concilia seus estudos e trabalho com os treinos. São cerca de 5 horas diárias divididas entre a musculação e a piscina. Para ele “representar Alagoas neste campeonato, em específico, faz com que eu tenha a certeza que fiz a escolha certa em minha vida, o esporte me salvou. Por contra dele, pude conhecer pessoas que me mostraram que a deficiência não iria me limitar de nenhuma forma. Eu, como qualquer outra pessoa, sou adaptável e estou muito feliz em poder ser exemplo de vitória para outras pessoas com deficiência”, ressaltou o paratleta.

Sobre o futuro, Alexandre Júnior nos conta que ao retornar dessa competição irá tirar um tempo de descanso, focando na preparação das próximas: o campeonato alagoano e mais um internacional.

Confira abaixo algumas conquistas do Paratleta Alexandre Júnior:

02 medalhas de prata no Open Internacional Loterias Caixa SP 2015

Tricampeão brasileiro Universitário pelo Comitê Paralímpico 2017, 2018, 2019

Campeão Norte-Nordeste 2019

Campeão Panamericano Universitário CBDU 2019 SP

Atleta da seleção brasileira Universitária CBDU

Seleção estadual alagoana

Campeão paulista paralímpico

Campeão alagoano paralímpico 2019

Campeão cearense 2019

Campeão do Open Paralímpico de Natação de DF Brasília 2019

2º lugar no Master de Natação com atleta sem deficiência 2021- Rio de Janeiro

3º lugar nas Paralimpíadas Universitárias 2021.

Campeão Universitário Jubs 2021

Campeão Alagoano 2021

Gostou? Compartilhe