Para manter serviços, Rui Palmeira afirma que dobrou investimento na Saúde

Publicado em 28/03/2017, às 08h32

Por Redação

O prefeito Rui Palmeira entrega hoje a reforma do Centro Psicossocial – Caps – Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, na Chã de Bebedouro. Para viabilizar o atendimento à população e com foco na melhoria dos serviços de Saúde em Maceió, o prefeito conta que dobrou o investimento constitucional no setor com recursos próprios do Município.

“O esforço é muito grande para melhorar o atendimento à população. Pela Constituição, temos que investir 15% da nossa receita em Saúde. No ano passado, colocamos 38%, mas a conta não fecha”, afirma Rui Palmeira.

Ainda segundo o prefeito, a União precisa elevar os investimentos na saúde pública. “Infelizmente, enquanto o governo federal não rever essa política, que já vem há pelo menos 20 anos achatando os recursos e colocando mais obrigações para os municípios, fica mais difícil expandir as ações na Saúde. Fazemos esse apelo para que o Ministério da Saúde tenha um novo posicionamento no que diz respeito ao subfinanciamento, que é muito grave”, destaca.

Palmeira cita como exemplo o subfinancimento do Programa da Saúde da Família (PSF). Segundo ele, o município recebe R$ 10 mil por equipe, mas para viabilizar o atendimento, precisa colocar outros R$ 45 mil de recursos próprios. “É uma conta que foi invertida. Há 20 anos, o PSF era mantido pelo governo federal e hoje ele banca 20% do valor de uma equipe. Uma política que não temos muita perspectiva de mudança, haja vista a situação do país”.

Apesar das dificuldades, o prefeito Rui Palmeira afirma que a Prefeitura mantém os esforços voltados à reestruturação dos equipamentos de saúde para garantir melhores condições de trabalho e de atendimento.

“Na semana passada, entregamos a reforma do PAM Dique Estrada e da USF Caic Virgem dos Pobres, na região sul de Maceió. São equipamentos essenciais, que precisavam ser reformados e reequipados e que agora vão melhorar as condições de trabalho dos servidores e o atendimento à população”, pontuou o prefeito, acrescentando que outras unidades já foram reformadas e inauguradas pela Prefeitura na região, a exemplo da Unidade Roland Simões e da UPA Trapiche, que contribui para desafogar o  Hospital Geral do Estado (HGE).

Nesta terça-feira (28), o prefeito entrega a obra de reforma do Centro Psicossocial – Caps – Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, na Chã de Bebedouro. “A obra foi executada com recursos próprios do município de Maceió. Não podemos, mesmo diante das dificuldades, diminuir o ritmo de trabalho, pois a população precisa dos serviços de Saúde, e nós estamos nos esforçando cada dia mais para ofertar um bom serviço”, disse Rui Palmeira.

Gostou? Compartilhe