'Pantera Negra 2', 'Adão Negro' e mais: confira o que está em cartaz nos cinemas

Publicado em 08/12/2022, às 12h00
Imagem 'Pantera Negra 2', 'Adão Negro' e mais: confira o que está em cartaz nos cinemas

Por Gabriel Amorim*

Com as férias escolares batendo na porta, muitas famílias e amigos já estão se programando para curtir um bom filme nas telonas. De animações a possíveis concorrentes ao Oscar, a programação dos cinemas alagoanos promete agradar a todos.

Para facilitar na hora de escolher a melhor produção, o portal TNH1 listou os 16 filmes que estão em exibição nos mais diversos cinemas de Alagoas. Confira:

PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE

A missão do diretor Ryan Coogler em apresentar uma sequência de ‘Pantera Negra’ não foi fácil por todo o peso e importância que o personagem ganhou após o primeiro longa lançado em 2018, em um grande exemplo de sucesso de crítica e público - concorrendo, inclusive, ao Oscar de Melhor Filme -. No entanto, a ideia para uma sequência não contava com um trágico acontecimento antes das filmagens. Chadwick Boseman, que deu vida ao Rei T’Challa, faleceu em decorrência de um câncer, no ano de 2020. 

Transcendendo o gênero de super-heróis, ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ imortaliza o significado do herói e traz uma história madura com a difícil responsabilidade de viver o luto e deixar seguir para que seja feita a passagem do bastão. Na trama, o luto pela perda de T’Challa é o ponto de partida para uma guerra entre Wakanda e Talocan - a nação subaquática de Namor (Tenoch Uerta), que será apresentada pela primeira vez no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). O núcleo central do filme fica entre Shuri (Letitia Wright), Ramonda (Angela Bassett) e Okoye (Danai Gurira), que precisam lidar com a dor da perda enquanto precisam lutar pela própria nação. 

Produzido pela Marvel Studios, ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ é uma das grandes produções de 2022 e, além dos personagens já citados, o filme também conta com o retorno de parte do elenco de seu antecessor, como Nakia (Lupita Nyong'o), Winston Duke (M’Baku), Martin Freeman (Everett Ross). Dominique Thorne também integra o elenco e faz sua estreia na Marvel interpretando Riri Williams - que já teve uma série própria anunciada para 2023.  

ADÃO NEGRO

Estrelado por “The Rock”, a aguardada produção da DC Films, ‘Adão Negro’ apresenta um super poderoso e malvado, que nos gibis protagoniza uma rivalidade com Shazam - outro herói do estúdio que irá receber a sequência do primeiro filme (2019) no ano que vem, em 2023. 

Na trama, Teth-Adam era um escravo em Kahndaq, quando recebeu as mesmas habilidades de Shazam - os poderes dos deuses. Conhecido como Poderoso Adão, ele libertou os habitantes do país africano e passou a governá-los. No entanto, os deuses desaprovaram o uso de seus poderes e o prenderam logo depois. Adão Negro, que passou a ser chamado assim desde que foi aprisionado, acorda depois de cinco mil anos, sendo libertado da tumba. Agora, o vilão se prepara para ensinar ao mundo a sua forma de justiça. 

Com direção de Jaume Collet-Serra, o mesmo de ‘A Órfã' e ‘Jungle Cruise’, o longa também apresenta nas telonas, pela primeira vez, personagens da Sociedade da Justiça, o time de super-heróis que surgiu em 1941 nos quadrinhos e está inserida na chamada “Era de Ouro” da DC.

O MENU

Anteriormente previsto para ser estrelado por Emma Stone (La La Land) e dirigido por Alexander Payne (Os Descendentes), a produção do longa sofreu alterações devido a pausa por causa da pandemia. Agora protagonizado por Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha) e sob a direção de Mark Mylod (Game of Thrones), o suspense é um dos mais aguardados do ano e estreou nos Estados Unidos com 89% de aprovação da crítica, de acordo com o agregado Rotten Tomatoes.

A trama acompanha o casal de convidados ricos que viajam até uma ilha privada para participar de um jantar luxuoso realizado pelo prestigiado Chef Slowik (Ralph Fiennes). No entanto, eles enfrentam um clima sinistro onde descobrem que os pratos principais são eles mesmos.

ATÉ OS OSSOS

Nova produção de Luca Guadagnino, mesmo diretor do aclamado ‘Me Chame Pelo Seu Nome’ - na época, indicado a seis categorias do Oscar -, ‘Até Os Ossos’ repete a parceria do diretor com Timothée Chalamet, que agora co-protagoniza com a atriz Taylor Russell (Perdidos No Espaço). A produção é um suspense dramático com elementos canibais, que é derivado do livro homônimo de Camille DeAngelis. A produtora aposta no talento da dupla protagonista e de toda sua equipe técnica para figurar no Oscar em 2023.

A história acompanha Maren (Taylor Russell), que é abandonada pela mãe no dia seguinte de seu aniversário de 16 anos. Sozinha, ela parte em procura do pai que nunca conheceu e, no caminho, encontra muito mais do que procurava: um jovem que compartilha o mesmo desejo de comer carne humana. Às margens da sociedade, os marginalizados embarcam em uma odisseia de 3.000 milhas pelas estradas secundárias da América, em uma jornada com muito sangue e ossos.  

MUNDO ESTRANHO

‘Mundo Estranho’ é a primeira e única animação da Disney que será lançada este ano. A produção é um marco de representatividade dentro da empresa do Mickey, porque é a primeira vez que um personagem LGBTQIA+ assume o protagonismo de um longa-metragem do estúdio. A produção chega oito meses depois da produtora ser acusada pelos próprios funcionários por não dar a luz verde para projetos com representatividade.

Na trama, que se passa nas terras fictícias de Avalônia, a energia elétrica depende da vida de um vegetal. Quando a planta passa a ser ameaçada, a família de Ethan Clade, um garoto de 16 anos - filho de pais birraciais -, sai na luta para salvar as plantações do local. Em meio a jornada heróica, com as mais diversas criaturas fantásticas, o protagonista acaba se apaixonando por outro menino, e a família descobre que os maiores desafios que irão enfrentar são as diferenças entre si.

NOITE INFELIZ

Com distribuição de porradas ao invés de presentes, ‘Noite Infeliz’ é a grande aposta da Universal para este final de ano, contando muita violência e ação em uma trama que se passa no Natal. Protagonizado por David Harbour, astro de ‘Stranger Things’ que dá vida ao Papai Noel, a produção está confiante no carisma do ator para conseguir entrar nas listas de filmes natalinos favoritos do público.

Na trama, o velho Noel não está mais empolgado por entregar presentes às crianças por causa do consumismo dos pequenos. Por isso, ele passa a afogar as mágoas no álcool e projeta abandonar sua carreira. Ainda assim, na véspera de Natal, ele segue normalmente com suas entregas, até que se depara em meio a um sequestro, onde a pequena Trudy (Leah Brady) está em perigo. Para manter a segurança da família, Noel arregaça as mangas e cai na porrada com os bandidos.

IRMÃOS DE HONRA

Mais novo filme de aviação, ‘Irmãos de Honra’, estreia nos cinemas após o grande sucesso do mesmo subgênero ‘Top Gun: Maverick’. O longa ganha destaque não só pelas grandes cenas de caças em voos rasantes, mas pelo invejável time de elenco, protagonizado por Glen Powell (Top Gun: Maverick) e Jonathan Majors (Loki).

Dirigido por J.D. Dillard ("O Mistério da Ilha"), a trama aborda o racismo sofrido pelo primeiro afro-americano a voar em combate pela Marinha norte-americana e sua parceria com um colega que o acompanha até o limite.

TUBARÃO: MAR DE SANGUE

‘Tubarão: Mar de Sangue’ é o mais novo filme do subgênero dos predadores aquáticos. Dirigido por James Nunn (Tiro Certo), a produção promete ser assustadora e sangrenta, no melhor estilo filme ‘Tubarão’. 

Na história, um grupo de amigos planeja curtir as férias com muita festa e álcool. Em meio a bebedeira, eles decidem roubar jet-skis, Porém, eles acabam envolvidos em um acidente e quando ficam à deriva são surpreendidos por um tubarão prestes a devorá-los vivos.

A MALDIÇÃO DO QUARTO 203

Do mesmo diretor de ‘The Paddy Lincoln Gang’ (2014), ‘A Maldição do Quarto 203’ é o mais novo longa de terror que chega aos cinemas alagoanos. A produção é baseada no livro de Nanami Kamon e promete tirar bons sustos dos telespectadores.

A trama acompanha duas jovens melhores amigas - Kim White (Francesca Xuereb) e Izzy Davis (Viktoria Vinyarska) -, que acabaram de se mudar para um novo apartamento. Quando coisas sinistras começam a acontecer, elas percebem que vivem em um local assombrado por espíritos.

PRONTO, FALEI

‘Pronto, Falei’ é a nova comédia nacional, sendo estrelada por Nicolas Prattes, Kéfera Buchmann, Romulo Arantes Neto e Duda Santos. Com direção de Michel Tikhomiroff, o longa promete tirar boas risadas do público e se mostra uma grata surpresa neste fim de ano para o cinema nacional.

A trama acompanha Renato (Nicolas Prattes), um jovem jornalista inexperiente totalmente inseguro que não consegue revelar a verdade sobre seus sentimentos e apenas se expressa por e-mails que nunca tem coragem de enviar. Até que, uma vez, seus e-mails contendo seus sentimentos acabam sendo enviados e ele passa a ter que lidar com as consequências de seus pensamentos.

RUÍDO BRANCO

A nova produção de Noah Baumbach (História de um Casamento) é uma comédia diferenciada, baseada no romance homônimo de Don DeLillo. Protagonizado por Adam Driver, o longa acompanha as tentativas de uma família norte-americana dos anos 80, que precisam lidar com os medos da vida cotidiana e a felicidade incerta. 

Junto de um clima apocalíptico, Driver repete a parceria com o diretor - antes, já haviam trabalhados juntos no aclamado ‘História de um Casamento’, o qual fez Adam ser indicado a melhor ator.

ELA DISSE

O mais novo drama jornalístico conta os bastidores da primeira publicação de denúncias de assédio, abuso e estupro contra um dos mais poderosos produtores de Hollywood, Harvey Weinstein. 

O longa é baseado no livro homônimo lançado em 2019, que detalha a investigação sobre os boatos que circulavam sobre a conduta sexual de Weinstein. A história foca, principalmente, nos obstáculos legais que as jornalistas enfrentaram para publicar suas reportagens, lutando contra o poder de um homem renomado na indústria,

LILO, LILO, CROCODILO

Protagonizado pelo astro Shawn Mendes, ‘Lilo, Lilo, Crocodilo’ promete trazer leveza para toda a família através de uma história que acompanha um crocodilo cantor. Nova produção da Sony Pictures, o longa é uma comédia musical baseada na série de livros do norte-americano Bernard Wabe, publicada desde 1962.

Na trama, assim como na literatura, o filme segue a família Primm, que acaba de se mudar para Nova York e percebe que um crocodilo mora no sótão da nova casa. O crocodilo não é apenas um simples animal. Lilo (Shawn Mendes, na voz original) tem o dom de cantar e é descoberto por Hector (Javier Bardem), um artista fracassado que busca ser uma estrela. A adaptação de Josh (Winslow Fegley) - filho mais novo dos Primm - à escola e aos amigos está complicada, e a amizade com o crocodilo torna-se essencial para o garoto. No entanto, a existência de Lilo é ameaçada por um vizinho malvado e, agora, os Primm precisam provar que não há nada de errado com o crocodilo cantor.

MINIONS 2: A ORIGEM DE GRU

A esperada sequência 'Minions 2: A Origem de Gru' traz o “vilão” de ‘Meu Malvado Favorito’ como uma criança, aos 11 anos, quando ele tem o primeiro contato com os minions. 

Na escola, enquanto as crianças da classe pensam em ser médicos, Gru revela a vontade de ser “supervilão”. A senha para chegar lá é verbalizada por “you're no good”, frase que deve ser dita antes de uma entrevista (secreta) para Gru suprir a vaga em aberto do mafioso grupo Sexteto Sinistro. O filme é diversão garantida tanto para as crianças, como também para os adultos.

NADA É POR ACASO

Protagonizado por Giovanna Lancellotti, ‘Nada É Por Acaso’ é a mais nova produção nacional que também chega aos cinemas alagoanos nesta quinta-feira (17). Baseado no best-seller homônimo de Gasparetto, o longa promete ir além do espiritismo e atingir pontos característicos presentes nos filmes de romance e suspense. 

O roteiro relata as características mais delicadas do casamento, além da vontade em gerar filhos e as armadilhas que a ganância pode gerar. A trama acompanha a história de Marina (Giovanna Lancellotti) e Maria Eugênia, que possuem particularidades fortes e percebem, ao longo do filme, a importância da evolução espiritual na construção de relacionamentos.

CREPÚSCULO

A Paris Filmes, empresa da saga ‘Crepúsculo’, deu um presente para os fãs do casal Bella e Edward. Durante todo o mês de dezembro, todos os filmes serão relançados nos cinemas. 

Em celebração aos 10 anos do encerramento da saga, cada filme estreia em cada semana do mês. Neste dia 08, ‘Lua Nova’ estreia com a trama já conhecida. Um incidente na festa de aniversário de "Bella" (Kristen Stewart) faz com que Edward Cullen (Robert Pattinson) vá embora. Arrasada, ela encontra consolo ao lado de Jacob (Taylor Lautner). Aos poucos ela é atraída para o mundo dos lobisomens, ancestrais inimigos dos vampiros, e passa a ter sua lealdade testada.

*Estagiário sob supervisão.

Gostou? Compartilhe