No primeiro dérbi com torcida única desde abril, quando uma série de conflitos em quatro pontos da cidade de São Paulo deixou um homem morto, o Palmeiras venceu o Corinthians neste domingo (12), por 1 a 0, e assumiu a vice-liderança do Brasileirão. De quebra, freou a sequência de quatro vitórias do rival.
O clássico no Allianz Parque começou corrido, bastante movimentado e com chance para os dois lados. A primeira boa jogada foi do Palmeiras. Tchê Tchê encontrou Gabriel Jesus no meio da zaga do Corinthians, mas o atacante demorou para bater e foi travado por Felipe. Em seguida, Bruno Henrique respondeu, tirou de Prass e a bola quase sobrou para Luciano marcar. Dracena apareceu para afastar o perigo da meta alviverde.
Classificação e Resultados
No decorrer do primeiro tempo o equilíbrio predominou e o jogo seguiu truncado, sem mais oportunidades para as equipes afastarem o zero do marcador. Mas, a segunda etapa começou com gol-relâmpago. Cleiton Xavier, que havia substituído Roger Guedes no intervalo, pegou rebote após chute de Moisés e, de cabeça, abriu o placar. 1 a 0 Palmeiras e festa no Allianz Parque que registrou recorde de público: 39.935 torcedores.
Logo depois, aos 10 minutos, o Corinthians por pouco não chegou ao empate. Uendel cobrou falta pela esquerda, Felipe desviou e Guilherme, de canhota, acertou a trave.
No banco de reservas, Tite pedia para que o Corinthians adiantasse a marcação e pressionasse a saída de bola do rival. Porém, aos 17, uma bobeada na saída da sua própria equipe é que quase rendeu gol. Fagner perdeu a bola para Gabriel Jesus, que avançou e soltou a bomba para boa defesa de Walter.
Em busca do empate, Tite promoveu duas alterações. Danilo e Maycon substituíram Guilherme e Cristian e o Corinthians partiu para o ataque enquanto o Verdão apostava nos contragolpes. A última cartada foi a entrada de André no lugar de Luciano. Mas, pouco adiantou e o Palmeiras seguiu dominando as ações do jogo até o apito final.
Com o resultado o Palmeiras chegou aos 15 pontos e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Já o Corinthians, com 13, está em quarto. Na próxima rodada o Verdão visita o Coritiba enquanto que o Timão, fora de casa, encara o Fluminense.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1 X 0 CORINTHIANS
PALMEIRAS - Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Edu Dracena e Zé Roberto; Thiago Santos, Jean e Moisés (Matheus Sales); Roguer Guedes (Cleiton Xavier), Gabriel Jesus e Dudu (Rafael Marques). Técnico: Cuca.
CORINTHIANS - Walter; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Cristian (Maycon), Bruno Henrique e Guilherme (Danilo); Giovanni Augusto, Luciano (Luciano) e Marquinhos Gabriel. Técnico: Tite.
GOL - Cleiton Xavier, aos 2 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Raphael Claus (SP).
CARTÕES AMARELOS - Giovanni Augusto, Cristian, Felipe, Jean, Zé Roberto, Edu Dracena, Fagner e Moisés.
PÚBLICO - 39.935 torcedores.
RENDA - R$ 2.763.659,36.
LOCAL - Allianz Parque, em São Paulo.
+Lidas