Palestra destaca os “terrenos a serem explorados” pelos corretores de seguros

Publicado em 02/06/2018, às 09h05

Por Redação

O presidente da Fenacor, Armando Vergílio, foi a palestrante da manhã do segundo dia no 3º Congresso de Corretores de Seguros do Nordeste, que acontece no Centro de Convenções de Maceió. Vergílio trouxe para os participantes do Congresso uma visão sobre o mercado de seguros, apontando onde o corretor pode investir mais nos próximos tempos.

“Apenas 20% dos veículos possuem seguro no Brasil. Somente 19% da população tem seguro de vida e 11% possui plano odontológico. Das residências do Brasil, 15% estão seguradas e somente 6% da população economicamente ativa possui previdência privada. Isso mostra o terreno que os corretores ainda têm para explorar”, destacou.

Armando Vergílio apontou que os seguros de automóveis e de residências são os terrenos mais próximos a serem explorados pelos corretores. “Há um potencial de crescimento da frota de veículos que tem entre 3 e 5 anos de uso”, explicou o presidente, salientando ainda a importância da categoria conseguir idealizar seguros de auto com preços mais populares.

Vergílio mostrou em números que o mercado brasileiro de seguros de automóveis cresceu 2,3% no período entre 2014 e 2017, mesmo com o país passando por crises econômicas. Ele lembra ainda que no Brasil existem 3 milhões de automóveis seguráveis. “Outro projeto pelo qual os corretores devem lutar, é pela Lei do Desmonte. Em São Paulo ela já existe e o número de roubo e furto de veículos diminuiu em 30%. Veja só que economia para as seguradoras”, exclamou.

Sobre o seguro residencial, Vergílio destaca que no Brasil existem 63 milhões de residências possíveis de se fazer seguro. “Somente 16% das residências possuem seguro no país. Se você oferecer esse produto ao cliente, você terá mais chance de vender”, orientou.

Com relação ao seguro de vida e à previdência privada, o presidente ressalta que é um mercado em crescimento. “No período entre 2006 e 2017 o seguro de vida teve um crescimento de 11,6% e a previdência de 18,7%, o que mostra o interesse da população em comprar o produto”, disse o presidente, destacando ainda os mercados de planos de saúde e odontológicos como produtos a serem mais explorados pelos corretores.

Mercado depende do corretor

Armando Vergílio disse que o mercado de seguros é altamente dependente dos corretores. Ele explicou que 80% das vendas de seguros são realizadas por esses profissionais. “Os corretores precisam saber que o consumidor procura no corretor um perfil transparente, com eficiência e agilidade. 70% ou mais esperam algum tipo de personalização, de corretores que valorizam e conhecem seu histórico”.

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