Familiares de Jardel Lima dos Santos, de 27 anos, que denunciou ter sido vítima de uma abordagem truculenta praticada por policiais militares do Batalhão da Rotam, na última terça-feira (09), no Vale do Reginaldo, pretende entrar com um processo indenizatório contra o Estado de Alagoas. A informação ao TNH1 pelo pai de Jardel Lima, identificado como Josilvado, na tarde desta quinta-feira (11). A ação dos militares (veja abaixo) foi gravada por um morador da comunidade.
Jovem denuncia abordagem truculenta da PM no Vale do Reginaldo; veja vídeo pic.twitter.com/xdXTwaYqf6
— TNH1.com.br (@PortalTNH1) May 10, 2023
De acordo com Josilvado, o filho está fazendo uso de remédios controlados após as agressões sofridas. "Meu filho já teve duas crises de epilepsia, está tomando remédio controlado. Ele está bem assustado. Nós, também estamos. Ficamos sem entender o porquê eles fizeram isso, não tem motivo para essa violência. Só porque meu filho disse que era cidadão de bem? Que era evangélico? Pai de família? Aí por isso ele vai apanhar?", desabafou.
Ainda segundo o relato do pai de Jardel, o processo de indenização será uma forma de evitar que outros casos semelhantes aconteçam. "Vamos entrar com um processo indenizatório contra o Estado. O pau de dá em Chico não dá em Francisco. Então já nos sentamos com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fomos ouvidos, e também destaco como fomos bem recebidos. Agora vamos buscar nossos direitos", explicou.
O familiar de Jardel também disse que está recebendo apoio e que vai apresentar todas as provas da abordagem truculenta à delegacia. "Estou recebendo toda a assistência, inclusive quero agradecer a todos os órgãos que estão tendo todo esse cuidado conosco da família. Ficamos de levar a documentação até a delegacia, que fica no Jacintinho, para apresentar lá. O exame do corpo de delito, o Boletim de Ocorrência, tudo que temos", completou.
A reportagem do TNH1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), e aguarda um posicionamento para acrescentar na matéria.
O que diz a OAB - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas disse ao TNH1 que a Comissão de Defesa de Direitos Humanos vai ouvir a vítima nesta próxima segunda-feira (15). Ainda segundo o órgão, as medidas que serão tomadas com relação a esse caso só serão divulgadas após os familiares e a vítima serem ouvidos.
O caso - Jardel Lima dos Santos, que reside no Vale do Reginaldo, denunciou ter sido vítima de abordagem truculenta praticada por policiais militares do Batalhão da Rotam, na tarde da última de terça-feira, 09. Ele afirmou que estava na porta de casa quando foi abordado com agressividade pelos PMs. O jovem teria sido golpeado no pescoço e depois derrubado no chão, onde teria sofrido com mais agressões.
LEIA MAIS
+Lidas