Paciente com coronavírus causa incêndio e tenta fugir de hospital em Salvador

Publicado em 06/05/2020, às 09h18
Reprodução/TV Bahia
Reprodução/TV Bahia

Por TNH1 com informações do G1 e Folhapress

Um princípio de incêndio assustou pacientes e funcionários do Hospital Espanhol na noite dessa terça-feira (5) em Salvador (BA). O hospital foi reaberto no final de abril para atender pacientes com sintomas graves da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo o site G1, um paciente com covid-19 teria provocado o incêndio na ala da enfermaria e tentado fugir da unidade. Ele teria usado um isqueiro e colocado fogo em um colchão. O caso ocorreu por volta das 23h de ontem.

O incêndio foi rapidamente controlado, mas a pessoa suspeita de provocá-lo se jogou de uma das janelas do hospital e, por estar infectada, precisou aguardar pelo resgate especializado. O homem sofreu ferimentos nas pernas. Sete equipes de bombeiro atuaram no local.

O Hospital Espanhol possui 220 leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19 - 140 são leitos de UTI e 80 leitos clínicos.

Localizado na Barra, bairro nobre à beira mar em Salvador, o Hospital Espanhol estava fechado desde 2014 por causa de uma crise financeira. Quando fechou, o hospital tinha 129 anos e era gerido pela Real Sociedade Espanhola de Beneficência, entidade sem fins lucrativos ligada à comunidade de descendentes de espanhóis da capital baiana.

Na época, o governo da Bahia divulgou nota informando que tentou ajudar, mas o "ambiente institucional e administrativo da instituição impediu que o desfecho fosse alterado".

Após uma reforma, ele foi reaberto este ano e agora funciona sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, uma organização social que gerencia hospitais em várias regiões do país.

A instituição venceu licitação realizada pelo governo da Bahia.

Gostou? Compartilhe