Fãs do escritor mineiro Guimarães Rosa poderão prestigiar o filme “Outro Sertão” na tela de cinema. O autor de “Grande Sertão: veredas” protagoniza o documentário sobre sua atuação como vice-cônsul situado em Hamburgo em plena Alemanha nazista entre 1938 e 1942.
O filme conta que junto à chefe do setor de vistos, Aracy de Carvalho, que veio a se tornar sua segunda mulher, o escritor foi responsável por emitir o documento que salvou a vida de centenas de judeus, uma vez que o consulado de Berlim não autorizou um visto sequer para judeus fugirem do país.
O documentário é resultado de uma minuciosa pesquisa realizada pelas também diretoras Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, foram dez anos reunindo documentos necessários. o longa-metragem foi lançado em 2013, quando venceu o prêmio especial do júri do 46º Festival de Brasília e o de público da 40ª Mostra Internacional de São Paulo.
Fazendo uso de documentos, imagens, relatos e entrevistas de sobreviventes foi possível adicionar detalhes sobre a vida do autor num período tão turbulento. O filme traz momentos marcantes como uma entrevista concedida pelo então vice-cônsul à TV alemã.
Através do Cineclube Mirante, o Cine Arte Pajuçara exibirá o filme seguido de debate com participações especiais de Susana Souto, professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas e David Lopes da Silva, professor efetivo adjunto II da Universidade Federal de Alagoas, do campus Arapiraca. David também publicou o livro “Enciclopédia Jagunça”, com ensaios em torno de Guimarães Rosa (Maceió: EDUFAL, 2011).
O Cineclube Mirante traz a proposta de exibir e discutir filmes e a linguagem cinematográfica com o objetivo de fomentar a cultura e a reflexão do cinema no estado de Alagoas. As exibições fílmicas do cineclube ocorrem sempre no primeiro sábado de cada mês.
Portanto, dia 6 de maio, programe-se para a exibição única de “Outro Sertão”. A sessão tem início às 14 horas no Cine Arte Pajuçara e a entrada é gratuita.
+Lidas