Plantar

Os segredos da orquídea azul

Em 25 de Setembro de 2023 às 07:50
Imagem de Ralph por Pixabay

As flores com coloração azul são muito difíceis de encontrar na natureza, pois não são muito atrativas para os polinizadores, por isso, as que apresentam essa cor possuem traços mais vibrantes e são muito mais difíceis de encontrar que as demais. No caso das orquídeas, isso não é uma exceção, mas e o caso da Phalaenopsis Blue Mystique? Popularmente conhecida como orquídea azul? Você deve estar se perguntando como isso é possível? Então agora vou te explicar tudo sobre essa flor.

A Phalaenopsis Blue Mystique foi apresentada ao mercado no ano de 2011 e causou um burburinho nos orquidófilos, pois como era possível uma orquídea azul que ninguém havia encontrado ainda? O que pouca gente sabe é que ela é colorida artificialmente, por meio de um pigmento que garante a coloração nas flores.

Os produtores dessa variedade inserem um corante orgânico antes da formação da haste floral, numa técnica bastante delicada, pois o corante deve atingir o xilema da haste, sem danificar os demais tecidos em desenvolvimento. Esse pigmento não causa nenhum mal à planta, pois foi projetado especificamente para essa finalidade. Porém, na próxima floração ela voltará a sua cor original, geralmente são escolhidas flores de pétalas brancas ou claras. Por isso, se você já teve uma orquídea azul, deve ter percebido que a floração seguinte já não era mais azul.

Imagem de Terri Sharp por Pixabay

Apesar de serem extremamente raras existe um gênero de orquídea que possui flores azuis, elas fazem parte do gênero Thelymitra, conhecidas como orquídea lírio ou orquídea rainha e são endêmicas da Nova Zelândia e Austrália.

E se você mora em Maceió, ou estará na cidade, entre os dias 05 e 08 de outubro de 2023, não deixe de conferir a XXXII EXPOAOBAL (Exposição da Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas), na sede do IBAMA, na Av. Fernandes Lima, 4023, Gruta de Lourdes, Maceió, Alagoas.

Gostou? Compartilhe  

+Lidas