Alagoas está a viver um momento singular na política brasileira, com quatro personagens ocupando espaços relevantes no cenário nacional.
LEIA TAMBÉM
No Senado, nossos atuais representantes têm se destacado de maneira significativa, a começar por Renan Calheiros, que tem uma trajetória política invejável – deputado estadual, deputado federal e senador, desde 1995, chegando a presidir a casa por três vezes.
Impôs-se, ao longo desse tempo, como a principal liderança do seu partido, o MDB, embora carregue a frustração de duas derrotas em tentativas de chegar ao Executivo: em 1988, para prefeito de Maceió (ganhou Guilherme Palmeira), e em 1990, para governador (o eleito foi Geraldo Bulhões).
Renan Calheiros Filho, seu herdeiro político, embora ainda muito jovem tem uma sequência vitoriosa na política: prefeito de Murici, deputado federal, duas vezes governador de Alagoas e agora senador, licenciado para ser Ministro dos Transportes.
Renan Filho deixou no Senado seu primeiro suplente, Fernando Farias, empresário reconhecido pela sensatez, equilíbrio e discrição, predicados que mantém no exercício do mandato.
Rodrigo Cunha, nosso outro senador, nos primeiros quatro anos do mandato se dedicou a apresentar propostas e projetos bem intencionados, mas sem alcançar maior repercussão para o seu trabalho.
Destaque parlamentar na Assembleia Legislativa, Rodrigo encarou o desafio de concorrer ao Senado e se elegeu como o mais votado. E no ano passado ficou a poucos votos de se eleger governador, numa disputa vencida por Paulo Dantas, que postulava a reeleição e se deu bem.
Criticado por se omitir na revelação de qual teria sido seu candidato a presidente da República nas duas últimas eleições, ainda assim Rodrigo buscou seu espaço e conseguiu.
Seu trabalho passou a ser mais reconhecido neste ano, a partir de quando encampou temas de repercussão ligados à sua tradicional postura de defesa do consumidor – a atuação como relator do projeto de lei do Programa Desenrola é o melhor exemplo disso.
O outro personagem da política alagoana com destaque nacional é o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, considerado por muitos uma espécie de Primeiro Ministro, tal a liderança junto ao Congresso e à sua força no governo Lula.
LEIA MAIS
+Lidas