No ano passado, com menos de dois anos de mandato como deputado federal, Rafael Brito encarou o desafio que lhe foi colocado pelo MDB, concorreu à Prefeitura de Maceió e acabou derrotado pelo reeleito prefeito João Henrique Caldas (PL).
LEIA TAMBÉM
Explicando o termo "desafio": desde 1985, quando Djalma Falcão e seu vice, José Costa, o partido não consegue fazer o prefeito de Maceió, o que não conseguiu nem em 2020, quando o então governador Renan Filho, o senador Renan Calheiros e o então prefeito Rui Palmeira apoiaram ostensivamente Alfredo Gaspar de Mendonça - eleito em 2022 deputado federal.
Mas Rafael Brito não se deu por vencido e retomou as atividades na Câmara dos Deputados, onde integra a Comissão de Educação, ampliando seu espaço em Brasília ao ponto de conseguir a adoção, pelo governo federal, de um projeto que havia implantado em Alagoas quando exerceu o cargo de secretário de Educação.
Como presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, nesta semana ele lidera, nos Estados Unidos, uma missão na Universidade de Staford, na Califórnia, à frente de outros congressistas brasileiros.
"Temos desafios estruturais e essa troca de experiências permitirá acesso a dados fundamentais para embasar nossas decisões e para viabilizar a construção de políticas públicas mais eficazes", disse o parlamentar alagoano à revista "Veja".
Com persistência, Rafael Brito se firma como um destaque da bancada de Alagoas no Congresso e se credencia a ocupar espaços mais representativos no âmbito nacional.
A conferir...
LEIA MAIS
+Lidas