Muitos pais ficam angustiados ao verem seus filhos apresentando quadros de tosse. O sintoma é comum em gripes e resfriados, e, normalmente, não representa grandes perigos. Esta é uma reação do corpo humano para limpar as vias aéreas de muco, agentes irritantes ou alérgenos, como poeira, fumaça, mofo e poluentes.
No entanto, diante de um quadro de tosse, os pais devem ficar atentos a alguns sinais que podem indicar que é preciso levar os pequenos à emergência, alerta Penny, uma enfermeira pediátrica responsável pela página no Instagram "sick happens" (que poderia ser traduzido do inglês como "adoecer acontece").
Na rede social, a especialista listou cinco sinais de alerta para quando a criança está tossindo, como relatou o jornal britânico "Mirror". Veja abaixo:
Pausas na respiração - Se uma criança está parando de respirar durante suas crises de tosse, ela pode estar apresentando um quadro de apneia. O pequeno sente dificuldade para expirar e inspirar. Nessa situação, é preciso levá-la ao hospital.
Mudanças de cor no rosto - A especialista destaca que é normal a criança ficar avermelhada ao tossir. No entanto, se ela estiver pálida e com os lábios roxos, é preciso ir à emergência. Ela destaca que isso deve ser feito principalmente se a criança ficar mole ou não apresentar respostas quando estimulada.
Dificuldade em recuperar o fôlego - Segundo Penny, quando a criança tem dificuldade de recuperar o fôlego, é preciso correr para o hospital, pois ela pode estar com as vias aéreas bloqueadas.
Respiração com ruídos - Ruídos na respiração podem indicar bloqueio das vias aéreas. Por conta disso, o recomendado é levar a criança ao hospital para a avaliação de um profissional de saúde.
Febre - A combinação de tosse persistente e febre alta indica que o corpo da criança está em processo de combate a algum patógeno. A situação é ainda mais preocupante se o pequeno estiver apresentando sinais de engasgo ou sufocamento.