No próximo mês de outubro, uma comitiva alagoana irá aterrissar no continente asiático com a Missão Empresarial à China promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), em parceria com o Sebrae Alagoas. A programação foi apresentada hoje (1/08) durante o lançamento realizado pela Federação no Senac Poço.
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O presidente da Fecomércio, Wilton Malta, relembrou que a entidade realizou uma Missão em abril passado e vê na iniciativa uma oportunidade para as empresas prospectarem negócios. “A importação é uma alternativa que pode ser bem proveitosa na relação custo e benefício, favorecendo o abastecimento do comércio e, consequentemente, fomentando a economia”, avalia.
Pensamento semelhante tem o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, para quem a primeira Missão quebrou a desconfiança quando se fala em negócio com a China. “A China tem produtos de qualidade e uma amplitude de ofertas que não vê em outros locais do mundo. As empresas que viajam com a parceria Fecomércio e Sebrae são bem orientadas e contam com o suporte de uma empresa que tem experiência no mercado”, reforçou.
De acordo com o consultor em Comércio Exterior da Fecomércio, Luizandré Barreto, ao que tudo indica se juntarão ao grupo alagoano empresários dos estados de Sergipe e do Pará. “O primeiro passo nós começamos a fazer, que foi capacitar as empresas.
O Nordeste tem uma barreira muito grande com o e-Commerce; dúvidas como nacionalizar e classificar a mercadoria e como vai ser a atuação fiscal. E é essa quebra de paradigmas que o estado de Alagoas está tendo, pois a parceria entre a Federação e o Sebrae está dando uma visão diferenciada para o comércio do Estado”, ressaltou, acrescentando que o modelo está sendo adotado por outra federações, como fez recentemente Sergipe, e atraindo interessados de outros estados.
Programação
A Missão Empresarial à China acontecerá de 11 a 22 de outubro. A programação foi apresentada pelo gerente da China Trade Center, Heitor Fiorotto. “A gente mede o sucesso da feira pelo número de edições que existem. A Canton Fair acontece há 60 anos com duas edições anuais; então, já é um evento consolidado e tem tanta importância que algumas vezes o presidente da China está na abertura da feira”, ressaltou ao apresentar a dimensão do evento que acontece na província de Guangzhou.
E os números impressionam: são mais de 150 mil produtos chineses de qualidade; tem vínculo econômico com mais de 200 países; reúne empresários de todo mundo num espaço de 1.185 m2; movimenta, em média, 29,86 bilhões de dólares; e conta com cerca de 190 mil visitantes e pouco mais de 25,5 mil expositores por edição.
O grupo participará da primeira fase da Canton Fair, contemplando segmentos como eletrônicos e eletrodoméstico, equipamentos de iluminação, veículos e auto-peças, máquinas, ferragens e ferramentas, materiais de construção e produtos químicos. A programação também inclui o mercado de Yiwu, conhecido como maior mercado mundial de pequenas commodities por atacado.
São 80 mil fornecedores situados num enorme complexo de mercado onde é possível encontrar desde flores artificiais, brinquedos, decoração natalina, utensílios de cozinha, malas e itens de papelaria a showrooms de equipamentos esportivos, roupas e acessórios.
O pacote ofertado pela Fecomércio inclui passagem aérea internacional, em classe econômica, pela companhia Emirates; hospedagem com café da manhã nas cidades de Dubai (12 e 13/10), Guangzhou (14 a 17/10) e Yiwu (17 a 21/10); traslados de chegada e saída conforme roteiro programado pela organização; inscrição na feira; seguro viagem e visto chinês para brasileiros, entre outros pontos. Informações: 82 3026.7200.
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