Contextualizando

Opinião: “O PT de Lula e o PL de Bolsonaro têm interesse em tirar o mandato de Sergio Moro”

Em 17 de Dezembro de 2023 às 14:38

Consagrado como chefe da Operação Lava Jato, que recuperou para os cofres públicos bilhões de reais e colocou na cadeia os responsáveis pela roubalheira desse recursos do erário, Sérgio Moro pediu demissão do cargo de juiz federal para se ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Deixou o governo criticando e criticado e, nesse clima de desconfiança, terminou eleito senador pelo Estado do Paraná apoiando e apoiado por… Bolsonaro.

Enfrenta, desde então, uma ação judicial que pode lhe tirar o mandato.

No episódio da aprovação do também senador Flávio Dino para Ministro do STF conseguiu desagradar a gregos e troianos, como explica a jornalista Madeleine Lacsko:

“O ocorrido agora com Sergio Moro nos ensina a lição que o Brasil custa a aprender: idolatrar juiz não dá certo. É uma função sagrada numa sociedade, que requer um comportamento de sacerdote. São pessoas decisivas em questões fundamentais da vida humana. Quando a sociedade dá a elas as condições para expressar vaidade, a coisa desanda de forma perigosa.

Em um único dia, o senador conseguiu derreter todo o capital político que conquistou em anos. Foi uma comédia de erros sucessivos que frustrou seus eleitores e antigos fãs. Já não tinha espaço na esquerda, foi atacado pela direita bolsonarista e agora decepcionou os lavajatistas.

Gostou? Compartilhe