Os pensamentos negativos levam muitas vezes a práticas negativas.
LEIA TAMBÉM
Como fazer para reverter isso e tornar os pensamentos positivos é uma preocupação constante dos especialistas.
O assunto é abordado neste texto pelo professor Janguiê Diniz:
“Tecnicamente, é comum ouvir o pessoal das áreas da Psicologia, da Psiquiatria e afins chamar de ‘técnicas de reenquadramento cognitivo’ as atividades que melhoram o modo de pensar. Eu prefiro chamar de ‘positivar os pensamentos’. Afinal, estamos falando sobre o que pode ser feito a respeito dos pensamentos negativos para substituí-los por outros, positivos. Assim, é interessante explorar um pouco mais algumas técnicas que podem nos livrar da negatividade no dia a dia.
O primeiro ponto, por mais simples e óbvio que pareça, é procurar flagrar a nós mesmos quando estivermos tendo pensamentos negativos ou com uma mentalidade derrotista. Resumindo: perceber qualquer nuvenzinha cinza-escuro que pairar em nossa mente. Esse é o ponto mais importante de todos. Ele faz parte da meditação plena, em que nos observamos com o intuito de identificar, a partir do nosso interior, como agimos em nossa vida. Do contrário, seguiremos feito robôs, fazendo tudo mecanicamente, e, portanto, não conseguiremos assumir nosso negativismo já que não o perceberemos.
Detectado o pensamento negativo, devemos nos concentrar em transformá-lo em algo positivo. Um ponto essencial para iniciar essa transformação é nos concentrarmos no oposto daquilo que o pensamento negativo nos traz e, então, fixar nossa atenção nisso para que a negatividade perca a sua força. Uma técnica simples que ajuda a eliminar a negatividade inclui fazer a si mesmo algumas perguntas abertas, tais como: qual é a pior coisa que pode acontecer se eu mudar meu pensamento neste momento? Qual é a melhor coisa que pode acontecer se eu positivar meu modo de pensar? Quais são os resultados prováveis se eu mantiver o pensamento negativo? Quais são os resultados possíveis se eu positivar meu pensamento? Convém responder às perguntas por escrito, pois o aproveitamento e os resultados alcançados são sempre melhores.
Meditação também é muito útil para positivar pensamentos. Recomendo, em especial, que você conheça e pratique o mindfulness. É uma prática de atenção plena que se resume em estar ‘realmente presente’ e consciente do momento em que se vive, ou, como se costuma dizer terapeuticamente, ‘no aqui e agora’. Ela ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, melhora a memória e a concentração, e aumenta a autocompaixão e a autoestima. Também é usada como complemento em terapias para tratar problemas mentais e físicos.
Dentro do objetivo de positivar pensamentos, o mindfulness permite uma melhor observação dos pensamentos negativos e um trabalho mais efetivo para convertê-los em positivos. Mas o importante aqui é se dedicar a alguma prática, qualquer que seja, que ajude a diminuir os pensamentos negativos e aumentar os positivos. Essa troca pode parecer simples, mas tem efeitos profícuos e duradouros.”
LEIA MAIS
+Lidas