O que disse o ex-presidente Jair Bolsonaro no ato público de domingo último, em São Paulo, que possa agravar sua situação junto ao Supremo Tribunal Federal?
LEIA TAMBÉM
As opiniões se dividem.
Analistas entendem que houve, sim, declarações que podem influenciar na decisão do judiciário aos seu respeito.
Outros acreditam que pelo que foi dito na manifestação por Bolsonaro e outros oradores não haverá implicações.
Acompanhe o que pensa a respeito Bela Megale, colunista de “O Globo”:
“Jair Bolsonaro conseguiu a foto que queria, ao reunir milhares de pessoas na manifestação a seu favor, em São Paulo. O efeito prático do ato, porém, é considerado ‘nulo’ por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto a um eventual pedido de prisão do ex-presidente.
Magistrados da corte relataram à coluna que ficou evidente a ‘mensagem política’ de Bolsonaro, mas afirmam que nada mudará no rito jurídico das investigações que atingem o ex-presidente.
Na corte, predomina a avaliação de que há provas consistentes contra Jair Bolsonaro para embasar uma prisão, especialmente no inquérito que apura a tentativa de um golpe de Estado. Os ministros defendem, no entanto, que o ex-presidente tenha amplo direito de defesa e só venha a ser preso no caso de uma condenação com trânsito em julgado, ou seja, após todos os recursos serem esgotados.
O foco do ato de domingo foi dar um recado ao STF de que uma eventual prisão de Bolsonaro poderia desgastar mais a imagem da corte e transformá-lo num ‘mártir’. A estratégia, no entanto, não surtiu efeito entre os ministros.”
LEIA MAIS
+Lidas