Operação prende quadrilhas suspeitas de comandar tráfico em São Miguel dos Campos

Publicado em 12/03/2019, às 10h06
Assessoria
Assessoria

Por Redação

Onze pessoas foram presas na manhã desta terça-feira, dia 12, durante a nova fase da Operação Profecia que busca prender integrantes de duas organizações criminosas que atuavam no tráfico de drogas no município de São Miguel dos Campos, a 63 km de Maceió. Desde quando foi deflagrada, em junho do ano passado, doze pessoas já foram presas na operação.

A Delegacia de Narcóticos realizou uma investigação que durou seis meses e representou os mandados de prisão com base nas provas técnicas colhidas ao longo desse período e que comprovam o envolvimento de todos os alvos com crimes na região. A 17ª Vara Criminal da Capital expediu 31 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão.

A primeira etapa da Operação Profecia foi deflagrada no dia 25 de junho de 2018 e, segundo a polícia, as duas quadrilhas tinham ligações. Os chefes dos dois grupos já estão recolhidos no sistema prisional de Alagoas, mas mantinham relação com os demais envolvidos, que seguiam executando ações criminosas.

A primeira organização criminosa era liderada por Maurício Gomes de Lima, conhecido como Testa ou Verdadeiro; Jailson da Conceição, o Cabeça ou Asiático, e Maria Tatiane da Silva, a Tati.

Toda a movimentação de lucro e organização (gerência) era designada por Izaias dos Santos, também conhecido como Profecia ou Avatar. Ele possuía ligação com uma facção criminosa e assumiu a função de “Geral da Disciplina” de São Miguel dos Campos. Izaias tem histórico criminal e foi preso no último dia 02 de fevereiro durante monitoramento por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

Já a segunda organização criminosa era liderada por Dartagnan de Oliveira, conhecido como TJ. Seu ponto de tráfico também é localizado na parte alta de São Miguel dos Campos.

Nesta organização criminosa a movimentação financeira era designada a Janiele Mota dos Santos, conhecida como Nega Jane. Ela também possui passagens pelo sistema prisional e foi presa, no dia 15 de dezembro do ano passado, pelo crime de tráfico de drogas com cinco quilos de maconha. Em dezembro, ela recebeu habeas corpus e agora cumpre prisão domiciliar.

A maioria dos criminosos possui entrada no sistema prisional por crimes como tráfico de drogas, homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo, além de possuir vínculo com uma facção criminosa.

Entre os presos nesta manhã estão Rosineide da Conceição da Silva, conhecida como Dona Rosa; Janiel dos Santos Gomes, o Brisado; Clederson dos Santos de Oliveira; Josiclecia dos Santos Oliveira; Marcos Antônio Araújo dos Santos; Elvis Felix Matias da Silva, Edcleide Panta da Silva; Dominga Maria da Silva; Alex Felipe da Silva Oliveira; José Cicero de Souza Santos e José Adilson Ferreira da Silva.

Todos foram encaminhamos à Delegacia de Narcóticos (Dnarc), no bairro de Bebedouro, para a lavratura dos procedimentos cabíveis.

Rafael dos Santos de Oliveira, conhecido como João Branco, está foragido.

Também já haviam sido presos Sérgio Bezerra da Silva, o Perninha; Flaviana da Silva, conhecida como Peu; Fernando Conceição de Oliveira, o Ferro; Robson Santos Silva; Cássio Nascimento Lira; Anderson Casemiro, e Marquiel dos Santos.

Também durante as investigações, as equipes apreenderam seis quilos de maconha, 145 pedras de crack e um revólver calibre 38.

A população pode utilizar o Disque Denúncia 181 para repassar à Segurança Pública mais detalhes que levem ao paradeiro de outros integrantes das organizações criminosas.

A operação foi realizada pela SSP, Delegacia de Narcóticos (Dnarc) e 1ª Companhia da Polícia Militar e contou com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Radiopatrulha (BPRp), Batalhão Rodoviário (BPRv), Grupamento Aéreo, Batalhão de Trânsito (BPTran) e 3° Batalhão para o cumprimento dos mandados.

Gostou? Compartilhe