A Operação Fluidez fechou uma semana de atuação na orla de Maceió. A ação foi realizada por agentes do Grupo de Pronta Resposta (GPROR) do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e, de acordo com os números divulgados nessa quinta-feira (27), foram registradas 44 autuações.
LEIA TAMBÉM
O aparato foi montado em um trecho da Avenida Doutor Antônio Gouveia, na Pajuçara. “Aqui na orla o trabalho é como o realizado na Av. Fernandes Lima, com a particularidade do horário, já que desde dezembro de 2022 está proibido, em qualquer horário, o tráfego de veículos de carga e de tração com capacidade máxima acima de cinco toneladas na orla”, ressaltou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.
Além das autuações desde o início da ação, outras infrações foram detectadas durante as abordagens. Foram elas, o uso de celular ao volante, dirigir sem habilitação ou conduzir o veículo com a categoria diferente da registrada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Organizamos a ação com o objetivo de coibir o tráfego dos veículos acima de 5 toneladas. Com os agentes a postos, também conseguimos identificar outras situações fora do que são as regras no trânsito e isso também auxilia em garantir mobilidade e segurança viária”, destacou Josenildo Dias, agente do GPROR e responsável pela coordenação da ação.
“O plano é manter essa fiscalização aqui na orla, em dois períodos, e também continuar com a Operação Fluidez na parte alta da cidade, garantindo mais agilidade e redução do tempo de viagem, além da segurança viária”, completou André Costa.
Veículos acima de 5 toneladas na orla
A partir de 27 de dezembro de 2022, o tráfego de veículos de carga e de tração com capacidade máxima acima de cinco toneladas é proibido, em qualquer horário, na Av. Doutor Antônio Gouveia, a partir do cruzamento com a Rua João Camerino e nas avenidas Silvio Carlos Viana e Álvaro Otacílio, até o cruzamento com a Avenida Álvaro Calheiros. A proibição atinge a orla dos bairros Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.
Leia também: Veículos acima de cinco toneladas ficam proibidos de trafegar em trecho da orla
Operação Fluidez na parte alta
A Operação Fluidez teve seis fases realizadas na alça do Ibama, na Avenida Fernandes Lima, parte alta da Capital. No total, foram 109 autuações.