Em mais uma ação de fiscalização de combate ao furto de energia elétrica, o 3º Batalhão de Polícia Militar com o apoio da Equatorial Alagoas, desencadeou esta semana, a operação denominada “Gato Aditivado”. Durante a ação, foi identificada uma fraude no medidor de posto de combustível, localizado às margens da AL 110, em Arapiraca, que estava registrando apenas 40% da carga de energia utilizada na unidade.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, no local foi verificado que os lacres da caixa de medição estavam violados e que o medidor e os componentes internos tinham sofrido intervenções, sem consentimento e autorização da concessionária de energia. “Realizamos os testes no aparelho e identificamos a fraude, que estava deixando de registrar mais de 60% da energia utilizada. Estimamos uma perda de mais de 60.000kWh, energia suficiente para atender 375 residências durante um mês”, afirmou Morais.
Ainda segundo as informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, o mesmo local já havia sido inspecionado e autuado por furto de energia e estelionato em 2019 e 2022. O responsável pela unidade foi conduzido até o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da cidade de Palmeira dos Índios para os trâmites legais cabíveis.
“Cat Hotel Vol.4” - Em outra operação, as equipes técnicas de inspeção constataram que uma pousada, localizada na praia do Francês, estava praticando um furto de energia. Durante uma fiscalização de rotina, foi identificado que a pousada estava com uma ligação clandestina direta do poste para o imóvel. Após vistoria, os técnicos da empresa realizaram os procedimentos de regularização de energia da pousada.
Penalidades e onde denunciar - A Equatorial Alagoas orienta que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular.
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site al.equatorialenergia.com.br.
LEIA MAIS
+Lidas