Durante esta semana, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), realizou uma operação para coibir o descarte inadequado de resíduos em vias públicas. A ação teve início nesta quarta-feira (22) e deve continuar até a próxima semana.
LEIA TAMBÉM
A operação foi comandada pelas equipes de fiscalização da Sudes, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). No total, quatro condutores que realizavam o descarte irregular foram notificados e tiveram os veículos apreendidos.
De acordo com o novo Código Municipal de Limpeza Urbana, sancionado pelo prefeito Rui Palmeira em 2019, o descarte irregular de resíduos é passível de multas que variam de R$ 120 a R$ 30 mil, de acordo com a gravidade do caso.
“Essas operações são importantes para coibir o descarte irregular, mas também contamos com o apoio do cidadão, que pode realizar denúncias. Ao presenciar o descarte inadequado, no caso de veículos, basta fotografar com a identificação da placa e enviar para a central de monitoramento, junto com a descrição do local do flagrante”, explica o gestor da Sudes, Gustavo Acioli Torres.
Para denúncias de descarte irregular, o cidadão deve entrar em contato diretamente com a Central de Monitoramento Sudes, que atende pelo telefone 0800 082 2600 e pelo Whatsapp 9 8802-4834, de segunda a sexta, das 8h às 17h.